Ramal de Santa Veridiana (São Paulo) |
Cia. Paulista
(1893-1971) Contato
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Trem de passageiros da Cia. Paulista
que começou a circular em 1893, quando foi totalmente aberto
o ramal que chegava até Santa Veridiana, a partir da estação
de Pirassununga, no ramal de Descalvado, ponto de embarque para o
ramal, e da de Laranja Azeda, que era a estaçãozinha
que tinha a chave da bifurcação da linha. Geralmente
o trem partia de Pirassununga, mas depois de dividir os carros que
vinham de São Paulo e de Cordeirópolis, acompanhando
o ramal de Descalvado, puxado por outra locomotiva. No tempo das diesel,
a partir do final dos anos 1958, geralmente por uma U-9C. Em 1976,
o ramal fechou, para cargas e para passageiros. |
Percurso:
Pirassununga - Santa Veridiana, no extinto ramal de Santa Veridiana,
que, na verdade, nascia na estação seguinte, Laranja Azeda. Origem da linha: Laranja Azeda - Baguassu - 1891 Baguassu - Palmeiras - 1892 Palmeiras - Santa Veridiana - 1893 Santa Veridiana - Baldeação - 1913 Em 1913, construiu-se um pequeno ramal, que, na verdade, saía de alguns metros antes da estação de Santa Veridiana, passando pelo outro lado do pátio e, depois de pouco mais de um quilômetro, atingia a estação de Baldeação, na linha de bitola métrica do tronco da Mogiana. Esta pequena linha foi extinta em 1967. Já o trecho entre Palmeiras e Santa Veridiana foi suprimido no ano seguinte. O que restou (Laranja Azeda-Palmeiras) fechou em 1976 e teve os trilhos retirados em 1980. |
São raras as cenas de
trens no ramal de Santa Veridiana. Na verdade, as que aqui aparecem
mostram os trens parados em estações do trecho em algumas
épocas. Uma curiosidade era que havia geralmente dois trens
diários no ramal: um partia de Pirassununga e chegava a Santa
Veridiana. Outro partia também de Pirassununga e ia direto
para Baldeação, sem passar pela estação
de Santa Veridiana, desviando-se dela alguns metros antes para seguir
até a estação final. |
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