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E. F. Central do
Brasil (1951-c.1975) |
AGENTE
CÍCERO
Município de São Paulo, SP |
Variante de Poá - km 496,061
(1960) |
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SP-0865 |
Altitude: - |
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Inauguração: 20.01.1951? |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: desconhecida |
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HISTORICO DA LINHA: A
variante de Poá, também chamada de variante de Calmon Viana, teve
a construção iniciada em 1921, mas a linha foi aberta somente em 1/1/1934,
depois de uma interrupção de oito anos nas obras. Ela tinha um traçado
mais suave em termos de curvas e aclives quando comparada com a linha
original que seguia de Poá ao Tatuapé, no ramal de São Paulo, daí
sua construção. Começava na estação de Calmon Viana e terminava na
Sexta Parada (Eng. Gualberto) do ramal de São Paulo. Com o tempo,
foi se transformando em linha de trens de subúrbio, os trens metropolitanos
de hoje, e é uma das linhas mais movimentadas da CPTM em São Paulo,
embora com os piores trens. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Agente Cícero foi inaugurada em 1951 e fechada nos
anos 1970.
A data de inauguração de 1951 parece ser dúbia,
pois já havia ali uma estação com o nome Penha:
a notícia de jornal de 1951 (Folha da Manhã, 26/5/1951)
informa a nomeação do agente dada "à
atual estação Penha" - portanto, algo
já existente.
Seu nome homenageava Cícero José de Azevedo, que "em
1897 iniciou sua carreira na Central do Brasil como telegrafista;
em 1912 foi promovido a agente interino de primeira classe na estação
de Barra do Piraí, em 1932 foi exilado por participar da revolução
de 32, e em 1944 morreu em um trágico acidente ferroviário"
(Graziela Rissato, 05/2008).
Este nome foi pedido pelos
ferroviários da Central durante uma comemoração de 1o de maio na estação Roosevelt no ano de 1951 (cf. Diario Popular de 5/5/1951). Teria o prédio dela atual sido aberto neste ano e por isso a data citada como a de inauguração?
Ela era chamada de estação Penha da Variante
pelos usuários.
Porém, somente em 1962 encontrei o nome Agente CÍcero num horário de trens da EFCB. Antes, em diversos horários vistos desde 1930, o nome da estação não foi encontrado, nem mesmo com outro nome (nem como Penha nem como Penha da Variante). Ela existiria mesmo desde 1951, como consta no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960?
Ela existia em 1962 - ver notícias do desastre um pouco mais
abaixo.
Em 1963, a Central construiu para ela um novo prédio (O
Estado de S. Paulo, 1/1/1964).
Já o jornal Folha de S. Paulo diz em reportagem de 23/10/1963
que "acaba de entrar em funcionamento a estação
de Agente Cícero, que atenderá aos moradores da Penha".
Datas conflitantes nos dois jornais.
Atualmente, dela sobrou o prédio no alto do barranco por onde
se entrava para as plataformas. Estas não existem mais: apenas
se pode ver os degraus em terra que um dia a sustentaram, quando se
viaja pelo trem.
"Eu me lembro da estação Penha da Variante, já desativada
em 1975. Mas não era uma estação antiga na época, e cheia de pastilhas.
Porque será que foi desativada? Dava acesso pelo clube que eu freqüentava.
Também a chamavam de estação do Clube Esportivo da Penha" (Eduardo
Goo Nakashima, 04/2003).
ACIMA: Restos da estação de
Agente Cícero em 2009, que o site de onde foi extraída
a foto chama erroneamente de "Augusto Cícero" (site
www.cptm.sp.gov.br, cessão Sergio Massaro, em 2009). ABAIXO:
Desastre em Agente Cícero (Folha de S. Paulo, 16/11/1962).
(Fontes: Eduardo Goo Nakashima; Luiz Rafael;
Sergio Massaro; Graziela Rissato; O Estado de S. Paulo, 1964; Folha
de S. Paulo, 1962-1963; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Local da antiga plataforma da estação, vista do
trem da CPTM, em 13/04/2002. Foto Luiz Rafael |
O prédio branco abandonado no alto do barranco onde embaixo
passa a linha da variante de Poá é a entrada e
a bilheteria de Agente Cícero, em 10/2003. Foto Luiz
Rafael |
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Atualização:
26.07.2019
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