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Capão Preto
Água Vermelha
Araraí
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ram.Água Vermelha-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1892-1962) |
ÁGUA
VERMELHA
Município de São Carlos, SP |
Ramal de Água Vermelha -
km 39,107 |
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SP-0890 |
Altitude: 805 m |
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Inauguração: 01.04.1892 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1892 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal foi projetado pelos ingleses da Rio Claro Railway, e emtregue
pela Cia. Paulista, partindo da estação de São Carlos, no tronco da
Paulista, até Água Vermelha, com 63 quilômetros, em 01/04/1892, tendo
sido prolongado até Santa Eudóxia, na fazenda do mesmo nome às margens
do Mogi-Guaçu, onde chegou em 20/09/1893. O ramal acompanhava basicamente
o curso do córrego dos Negros e o rio Quilombo por quase toda a sua
extensão, e manteve a bitola métrica durante toda a sua existência.
Em 12/02/1962, foi suprimido, retirando-se os trilhos do leito no
final de 1964. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Água Vermelha foi aberta em 1892 como ponta de linha
do primeiro trecho, tendo sido ela que deu o nome ao ramal.
Em 1905, havia quatro fazendas pertencentes ao Banco
da República que estavam à venda, todas na região
da estação de Água Vermelha: Santa Maria, a 3
quilômetros, com 160 mil pés de café; Liberdade,
a 5 quilômetros e 95 mil cafeeiros; Santa Paula, a 1 quilômetro
e 100 mil pés de café; e finalmente Santa Emilia, a
sete quilômetros e 40 mil cafeeiros (O Estado de S. Paulo,
7/8/1905).
A estação funcionou até a extinção
do ramal, em 12/02/1962.
Um dos motivos para a paralização do ramal foi a inversão
de horário (em vez de sair de Santa Eudoxia para São
Carlos de manhã, como sempre havia sido, passou a sair
à tarde e retornar para lá somente no dia seguinte)
em fins de 1959. Uma forma de a ferrovia forçar a queda de
demanda e justificar a eliminação de um ramal já
deficitário na época).
Com a retirada dos trilhos, quase três anos depois, o prédio
da estação virou uma fundição particular,
que funcionava na sala principal e no armazém anexo.
Em 1998, o pátio que um dia serviu de leito para os trilhos
e desvios era um lamaçal, e sobre a antiga plataforma, havia
sido construído um banheiro. O prédio tinha ainda as
janelas originais. e estava localizado às margens da rodovia
SC-329, a rua principal do distrito de Água Vermelha.
Em janeiro de 2004, o prédio já não mais existia,
havendo sido construído no seu local um galpão.
Em 2011, sobravam ainda um ou outro armazém e um vagão
ferroviário de madeira jogado num terreno, em péssimo
estado, servindo como galinheiro.
1909
AO LADO: Café
em Água Vermelha em 1909 (O Estado de S. Paulo, 16/11/1909).
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1948
AO LADO: Nesta festa, em 1948, nota-se que a CP não ofereceu
trem especial, o comum nessa época. Por outro lado,
se fosse usado o trem normal, não haveria como se retornar
a São Carlos na madrugada. Então, o ônibus.
Sinal de decadência da ferrovia (Folha da Manhã,
1/10/1948). |
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"Por ter morado em S.Carlos até julho
de 1959, posso afirmar que, até essa data, a estrada de Água
Vermelha não era asfaltada. Sei disso, pois tinha uma tia
que era proprietária da Fazenda Macaúba, que ficava em Água
Vermelha, e também mantinha uma casa em S.Carlos porque era
uma aventura ir para a fazenda à noite. Quanto ao horário
do ramal, enquanto eu morei em S.Carlos ele não deve ter mudado,
pois sempre que íamos viajar pela Paulista (para S.Paulo,
Rio Claro ou Visconde do Rio Claro) entrávamos na plataforma
da estação de S. Carlos atravessando a plataforma de um dos
carros de passageiros (de madeira) do trem de Água Vermelha
que estava estacionado na gaveta daquela linha. Como as viagens
que fazíamos eram sempre à tarde, o trem de Água Vermelha
não estaria ali se já tivessem invertido seu horário (o horário
mudou em fins de 1959). Infelizmente eu nunca viajei no trem
de Água Vermelha".
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1959
AO LADO: Por Carlos Augusto Leite Pereira, 6/5/2012).
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ACIMA:
Antigo armazém ferroviário em Água Vermelha,
que sobreviveu à demolição da estação.
Outro armazém foi reformado e hoje é uma biblioteca
(Foto Thiago Zacarin em 6/9/2011).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1892 a 1962.
Na foto, o trem do ramal parte da estação de São
Carlos para Santa Eudoxia nos anos 1950. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Thiago Zacarin; Bê Caviquioli; acervo Biason; Filemon Peres; Folha
da Manhã, 1948; O Estado de S. Paulo, 1905; Cia. Paulista:
Álbum de 50 anos; Cia. Paulista: Relatórios anuais,
1872-1969; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1918. Foto Filemon Peres |
A estação, provavelmente anos 1950. Cessão
Bê Caviquioli, acervo Biason |
A estação em 1976, já desativada. Cessão
Bê Caviquioli, acervo Biason |
A estação em 24/10/1997. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 24/10/1997. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 24/10/1997. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
20.06.2020
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