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Linfa
Aldeinha
Itaquaciara
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Mairinque-Santos - 1937
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana
(1932-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ALDEINHA
Município de Itapecirica da Serra,
SP |
Mairinque-Santos - km 50,000 (1934) |
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SP-0884 |
Altitude: 942 m |
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Inauguração: 11.06.1932 |
Uso atual: moradia (2006) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1936 |
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HISTORICO DA LINHA: Projetada
desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da
SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada
em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra
de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros
no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes,
e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927
da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana
e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista,
no fim dos anos 1980 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve
tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerca de 1975,
e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha
opera até hoje sob a administração da Ferroban. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Aldeinha foi construída inicialmente em madeira, aberta em 1932 e depois substituída
pela atual, de alvenaria, em 1936.
Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria
A (*).
"Até meus 10 anos de idade, meus avós mantiveram um
sítio na região de Aldeinha. Depois que meu avô morreu minha avó vendeu
o sítio e só me restaram as lembranças, todas lindas, desse lugar
cercado de mata e cheio de gente simples, boa e humilde. Eu me lembro
de brincar na estação de trem quando era pequena, descalça, pisando
nos trilhos e na areia que tinha ao lado. Penso ainda em um dia retornar
a este local, tirar muitas fotos e matar um pouco da saudade. Indo
até a parte de trás do terreno do sítio,dava pra ver o trem passar
e ouvir o barulho. Era tudo muito bonito e seu site resgatou lembranças.
Achei por acaso, a única informação que dispunha para achar algo referente
ao local era de que fazia a ligação ferroviária São Paulo-Mairinque.
Meu avô, o mesmo do sítio, trabalhou em estações ferroviárias também,
assim como o pai dele. Aldeinha era para mim um lugar sem nome, como
se não passasse de um sonho onde passei a melhor época da minha vida"
(Desirée Santiago, 2006).
Está situada ao lado esquerdo da BR-116, que liga São Paulo
a Curitiba, mas em nível mais baixo, não podendo ser vista
da estrada.
Nos seus pátios, como em Caucaia e Embu-Guaçu, havia,
pelo menos até 1998, sempre uma quantidade imensa de comboios aguardando
em seus desvios para prosseguimento.
Em 2004, "seu pátio continua ativo fazendo cruzamento de trens
várias vezes por dia e transportando soja para o porto de Santos.
A estação está bem conservada, morando uma familia nela.
A placa sentido Caucaia caiu" (Décio Marques, 04/2004).
ENTRE ALDEINHA E CAUCAIA DO ALTO, ALÉM DA PARADA LINFA, HÁ
3 TÚNEIS. VEJA-OS AQUI (POR RICARDO KORACSONY)
ACIMA: Em junho de 1932, o anúncio do prolongamento da Mairinque-Santos até Itaquaciara, abrindo também a estação de Aldeinha. Notar tamcém a abertura de duas estações ou paradas que pouco duraram (Rancho Fundo e Bocca do Tunel 32) (O Estado de S. Paulo, 9/6/1932).
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Construção de cozinha na casa do
portador |
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1941
AO LADO: Onibus para que o centro do municipio de Itapecerica conseguisse utilizar sua afastada estação ferroviaria em Aldeinha
(O Estado de S. Paulo, 2/4/1941).
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ACIMA:
Em 1954, caldeira de locomotiva explode nas proximidades de Aldeinha - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (Diario Popular, 18/1/1954).
ACIMA: Trem de passageiros chega a Aldeinha em 1993 (Foto Carlos R. Almeida em 9/11/1993).
ACIMA: Em novembro de 2007, o movimento do
pátio de Aldeinha continua grande. Esta bela fotografia mostra
uma locomotiva da ALL, ainda com a pintura da Ferronorte, chegando
ao pátio da estação, sentido Mairinque-Evangelista
de Souza (Foto Ricardo Koracsony).
ACIMA: Túnel próximo
à estação de Aldeinha, em Itapecerica da Serra
(Foto André Gehringer, janeiro de 2016).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "à categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Rafael Santos Silva; Carlos R. Almeida; André Gehringer; E.
F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1920-69; FEPASA: Relatório
de Instalações Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Aldeinha em 1976. Foto Emerson Gonçalves |
A estação de Aldeinha em 19/08/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação de Aldeinha em 10/2002. Foto Adriano
Martins |
Placa da estação de Aldeinha em 10/2002. Foto
Adriano Martins |
Pátio da estação de Aldeinha em 10/2002.
Foto Adriano Martins |
A estação em 05/2006. Foto Ricardo Koracsony |
A estação em 11/2006. Foto Ricardo Koracsony |
A estação em 2015. Foto Rafael Santos Silva |
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Atualização:
27.01.2020
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