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Araraí
Alfredo Ellis
Santa Eudóxia
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ram.Água Vermelha-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1906-1962) |
ALFREDO
ELLIS
Município de São Carlos, SP |
Ramal de Água Vermelha -
km 54,729 |
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SP-0898 |
Altitude: 701 m |
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Inauguração: 01.10.1906 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1906 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal foi projetado pelos ingleses da Rio Claro Railway, e emtregue
pela Cia. Paulista, partindo da estação de São Carlos, no tronco da
Paulista, até Água Vermelha, com 63 quilômetros, em 01/04/1892, tendo
sido prolongado até Santa Eudóxia, na fazenda do mesmo nome às margens
do Mogi-Guaçu, onde chegou em 20/09/1893. O ramal acompanhava basicamente
o curso do córrego dos Negros e o rio Quilombo por quase toda a sua
extensão, e manteve a bitola métrica durante toda a sua existência.
Em 12/02/1962, foi suprimido, retirando-se os trilhos do leito no
final de 1964. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Alfredo Ellis, nome dado em homenagem ao dono da fazenda
Santa Eudóxia, onde ficava a estação,
foi inaugurada em 1906, como a última do ramal a ser aberta,
catorze anos depois do início do ramal de Água Vermelha.
Da estação, saía um ramal da Cia. Agrícola Fazenda Paulista,
com 3 km e bitola métrica, para o transporte de lenha; chamava-se
desvio Alfredo Ellis, segundo informações de
um relatório estadual de 1929; segundo ferroviários
que trabalharam no ramal nos anos 1940 e 1950, o ramal lenheiro tinha
31 km a partir da estação e atingia as margens do rio
Mogi-Guaçu, de onde a Paulista trazia lenha do outro lado do rio,
no atual município de Luiz Antonio. Tinha um posto telegráfico no km 7 e outros no km 19 e no 28. Do km 19 saía um outro ramal.
Segundo depoimentos de ex-funcionários que trabalharam no ramal lenheiro,
o desnível de Alfredo Ellis até o rio era muito acentuado,
e dependendo da carga havia de se usar duas e algumas vezes até três
locomotivas a vapor para a volta.
A estação foi desativada em fevereiro de 1962, com a
supressão do tráfego no ramal, e teve os trilhos retirados
em outubro de 1964.
Estava abandonada em 2017, depois de ter sido descaracterizada e habitada
por famílias depois de sua desativação. Situava-se
ao lado da estrada SC-329, que liga São Carlos ao distrito
de Santa Eudoxia.
Será que as paredes ainda estão em pé em abril de 2023?
ACIMA: A estação ainda abandonada em 2017 (Foto Eidi Cleiton S. da Silva Olivio).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1906 a 1962.
Na foto, o trem do ramal parte da estação de São
Carlos nos anos 1950. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Eidi Cleiton S. da Silva Olivio; Tiago Luiz Zacarin; Marco Zambello; Filemon Peres; Secretaria de Estado
dos Negócios da Viação e Obras Públicas
do Estado de S. Paulo: Relatório no. 3, 1929; Cia. Paulista:
Álbum dos 50 anos, 1918; Cia. Paulista: relatórios anuais,
1892-1969; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Alfredo Ellis, em 1917. Álbum
dos 50 anos da Cia. Paulista |
A estação, ainda sendo visível a plataforma,
em 1969. Autor desconhecido |
A estação, em foto de 24/10/1997, tirada por Ralph
M. Giesbrecht |
A estação, em foto de 24/10/1997, tirada por Ralph
M. Giesbrecht |
A estação, em foto de 24/10/1997, tirada por Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 10/7/2011. Foto Tiago Luiz Zacarin |
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Atualização:
07.04.2023
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