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VXY Mogiana em MG
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Boituva
Anisio de Morais
Hungria
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Tronco EFS - 1935

IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana (1908-1971)
FEPASA (1971-1998)
ANÍSIO DE MORAIS
(antiga CHAVE PAINEIRAS)
Município de Boituva, SP
Linha-tronco - km 155,977   SP-0912
    Inauguração: 02.03.1908
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c. 1923
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Estava sendo construída em 1906: "Posto telegráfico de Paineiras - Com a construcção do edifício e estabelecimento

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Na saída do patio foi feito o alargamento do corte e o puxamento da linha velha. Foi iniciado o movimento de terra nesse trecho (construção de variante entre esta estação e a de Cerquilho). Em alguns trechos a nova linha já foi entregue ao trafego. Foi feita a remodelação do patio da estação e a modificação da estação, dando moradia ao chefe. A variante de Boituva a esta estação também está com obras em andamento

dos desvios, despendeu-se a somma de Rs 4:365$989" (Relatório da E. F. Sorocabana para 1906). Foi finalmente aberta em março de 1908, como um posto telegráfico de nome Chave Paineiras. Em 1916, a estação recebeu o nome atual, Anísio de Morais. O prédio foi construído somente em 1918. Em 1920, as condições da estação eram péssimas, pois a estação era "um pardieiro", de

ACIMA: Armazens de Anísio de Morais, em 2008 (Foto Douglas Razaboni). ABAIXO: Guarita construída sobre a plataforma e em bom estado em 2009 (Foto Thiago Amato).
acordo com o relatório do Estado, novo dono da Sorocabana desde 1919. Segundo Lourenço Paz, a estação embarcava o café da região , tendo dois armazéns próximos, e também gado. O prédio foi, nessa época, provavel-mente demolido e outro foi construído em seu lugar. Em 1986, a estação já estava completamente abandonada. Foi demolida pouco tempo depois. Hoje, uma pequena vila com uma igreja bem cuidada teimam em continuar por ali, embora saiba-se que de vez em quando há "desova" de corpos deixados dentro dos vagões por marginais... Quem vive por ali nega o fato. Em 2005, existe uma pequena construção de blocos, bem cuidada, feita na ponta da plataforma: lá mora o sr. Valdecir, que, segundo ele, é funcionário da ferrovia.
(Fontes: Thomas Correa; Adriano Martins; Douglas Razaboni; Thiago Amato; Lourenço Paz; Paulo R. Banhara; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1875-1969; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação já depredada, em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986

Em 28/10/2000, somente sobrou a plataforma com mato. Foto Lourenço Paz

Nos desvios da estação demolida, os vagões e, ao fundo, a igreja perdida, em 09/2002. Foto Adriano Martins

Antigos armazéns da ferrovia em Anísio de Morais, em 09/2002. Fotos Adriano Martins

A plataforma da estação, o que sobrou de Anísio de Morais, em 09/2002. Fotos Adriano Martins

Quem diria, ainda há uma casinha de blocos na ponta da plataforma, até que bem cuidadinha. Foto Paulo Roberto Banhara em 26/03/2005
     
Atualização: 19.05.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.