|
|
...
Manduri
Ataliba Leonel
Piraju
...
ramal de Piraju-1935
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1906-1966) |
ATALIBA
LEONEL
Município de Manduri, SP
|
|
|
Ramal de Piraju - km 395,819 (1960) |
|
SP-0952 |
Altitude: 565 m |
|
Inauguração: 03.10.1906 |
Uso atual: abandonada |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1908 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Piraju, com 26,041 km, foi aberto ao tráfego em 3 de outubro de 1906,
e na época era na verdade a continuação da linha do Tibagi, nome na
época do tronco da Sorocabana. A linha tinha apenas duas estações,
Ataliba Leonel e Piraju, e partia da estação de Manduri. Em 1908,
com a linha do Tibagi continuando a partir de Manduri, a linha de
Piraju passou a ser o ramal de Piraju. A linha foi construída, na
verdade, com a Câmara Municipal de Piraju bancando parte do seu custo.
O ramal foi um dos dois últimos, ao lado do ramal de Santa Cruz do
Rio Pardo, ali próximo, dos curtos ramais da Sorocabana a ser desativado,
no final de 1966. Em seguida, os trilhos foram retirados e tudo caiu
no abandono. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Ataliba Leonel foi aberta em 1906, juntamente com o ramal.
Era a única estação intermediária entre Manduri e Piraju.
Seu nome era uma homenagem ao na época vereador de Piraju,
Ataliba Leonel.
Desativada com o ramal em 1966, estava em 2010 dentro
da "Fazenda do Governo Ataliba Leonel", na margem oeste
da estrada de rodagem que liga Manduri a Piraju, fechada
e abandonada; podia ser vista da estrada. E no caso, foi a estação
que nomeou a fazenda, e não o contrário,
como é comum.
|
AO LADO: A
vida do General Ataliba Leonel, escrito pela Folha de S. Paulo
nos anos 1960.
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Douglas
Nascimento; Marcello Tallamo; E. F. Sorocabana, relatórios
anuais, 1892-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, provavelmente no dia da inauguração
da linha (1906 ou 1908). Cessão Marcello Talamo |
A estação, fechada e abandonada, em 22/10/2000.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, fechada e abandonada, em 22/10/2000.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, fechada e abandonada, em 22/10/2000.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Parte traseira da estação, em 14/8/2010. Foto
Douglas Nascimento |
A estação, em 14/8/2010. Foto Douglas Nascimento
|
|
|
|
|
Atualização:
20.10.2018
|
|