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Manduri
Batista Botelho
Bernardino de Campos
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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E. F. Sorocabana
(1908-1971)
FEPASA (1971-1998) |
BATISTA
BOTELHO
Município de Óleo, SP |
Linha-tronco - km 451,483 (1924);
km 438,785 (1934); km 394,248 (1960) (*) |
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SP-0989 |
Altitude: 670 m |
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Inauguração: 03.04.1908 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Batista Botelho foi inaugurada em 1908, e deu origem ao
atual bairro do mesmo nome, pertencente ao município de Óleo,
situado ao norte da linha. O homenageado tratava-se de um coronel com forte influência no município vizinho de Santa Cruz do Rio Pardo.
Em 1986, os prédios já estavam abandonados e depredados. Em
1999, a estação já havia sido demolida.
Em 2017,
nada mais restava no local, a não ser uma pequena cobertura erigida
sobre o que restou da plataforma da estação original.
Como os trens de passageiros deixaram de passar por lá em 16/01/1999,
não tem mais função.
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1898
AO LADO: Já se discutia a demora no prolongamento de Cerqueira Cesar até Óleo, que afinal somente sairia dez anos depois (quw - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER TODA A REPORTAGEM(O Estado de
S. Paulo, 6/2/1898). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Extensão dos desvios para 220 m
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ACIMA: Planta do distrito de Batista Botelho, com a estação
ao sul, em 1950 (CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VER EM TAMANHO MAIOR)
(IGG-SP).
ACIMA: A linha da Sorocabana nos anos 1950. A estação
de Batista Botelho está bem longe da sede do município
de Óleo (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol.
XI, 1960).
ACIMA: Passagem de nível próxima à
estação em 15/7/2017 (Foto Alberto Terra).
ACIMA: Linha da EFS abandonada e com mato junto à antiga estação em 2019 (Foto Rafael Javaro, 21/7/2019).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alberto Terra;
Daniel Gentili; Carlos R. Almeida; E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1875-1969; IGG, 1950; IBGE: Enciclopedia dos
Municipios Brasileiros, vol. XI, 1960; FEPASA: Relatório
de instalações fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1986, ainda de pé. Relatório
de instalações fixas da Fepasa desse ano |
A "estação" em 1999. Apenas uma plataforma
com cobertura, ao fundo, à esquerda. Foto Ralph M. Giesbrecht
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A "estação" em 09/2001. Foto Carlos
R. Almeida |
A coberturazinha sobrevive no local em 6/3/2011. Foto Daniel
Gentili |
A plataforma e a cobertura em 15/7/2017. Foto Alberto Terra |
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Atualização:
02.04.2020
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