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Rubiácea
Bento de Abreu
Valparaíso
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1930-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BENTO
DE ABREU
(antiga DIABASE e ALTO PIMENTA)
Município de Bento de Abreu, SP |
Variante de Jupiá - km 52,500
(1937) Linha-tronco - km 333,500 (1949) |
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SP-1012 |
Altitude: 451 m |
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Inauguração: 01.08.1930 |
Uso atual: moradia (2013) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba
e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de
malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser
parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal
de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da RFFSA.
Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A cidade,
fundada em 1926 com o nome de Alto Pimenta, mudou de
nome sucessivas vezes, passando a Patrimônio Lunardelli
e Albinópolis, e finalmente teve a estação inaugurada pela
Noroeste em 1930, com o nome de Diabase. Em 01/12/1933, foi
elevada a distrito e, a pedido dos moradores, retomou o nome original
de Alto Pimenta.
Inicialmente na variante de Jupiá, onde foi ponta de linha
durante dois anos, a estação passou a pertencer à linha-tronco em
1940.
Foi finalmente rebatizada como Bento de Abreu, nome de
um dos fundadores de cidades da região, por ocasião de sua elevação
a município, em 1948.
Mais tarde, com a variante de Araçatuba, uma nova estação
foi construída.
Em 2013: "Metade do teto desabou, na outra metade mora uma
família. Segundo o morador me informou, quando ele chegou na
estação, estava tudo tomado pelo mato. Dentro de suas
possibilidades, ele limpou toda a estação e plantou
hortas em toda sua volta" (Fábio Vasconcellos,
2001). Em 2013, continuava servindo como moradia: "Bento
de Abreu ainda está de pé, mas também está em estado precário, tendo
notado alguém morando no local. Em uma das fotos dá para ver 2 carros
e uma moto no interior da estação" (Odilio Pereira de
Queiroz Neto, 1/11/2013).
Em 2017 a estação estava abandonada e isso já
havia muitos anos.
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1933
AO LADO: A estação mudava de nome pela primeira vez (O Estado
de S. Paulo, 18/11/1933). |
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1933
AO LADO: A cidade, agora, é que muda de nome (O Estado
de S. Paulo, 17/12/1933). |
ACIMA:
Lamentáveis aspectos da estação de Bento
de Abreu em 1/11/2013 (Fotos Odilio Pereira de Queiroz Neto).
(Fontes: Silvio Rizzo; Odilio Pereira de Queiroz Neto;
José H. Bellorio; Fábio Vasconcellos; Adriano Martins;
Folha da Região, Araçatuba, 13/9/2009; IGC; E. F. Noroeste:
relações oficiais de estações, 1937/49;
Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Diabase, 1933. Foto cedida por José
H. Bellorio
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O pátio da estação, em 1978. Foto José
H. Bellorio |
A estação em 10/1979. Foto José H. Bellorio |
A estação em ruínas. em 2001. Foto Fábio
Vasconcellos |
A estação em ruínas. em 2001. Foto Fábio
Vasconcellos |
A estação em 03/2004. Foto Adriano Martins |
A estação em 1/11/2013. Foto Odilio Pereira de
Queiroz Neto |
A estação em 18/10/2017. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
26.05.2018
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