|
|
...
Macaúbas
Boa Sorte
Mandiú
...
Linha do Rio Grande-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1887-1971)
FEPASA (1971-c.1988) |
BOA
SORTE
(antiga SAPUCAHY-MIRIM)
Município de Restinga, SP |
Linha do Rio Grande - km 389,161 |
|
SP-1001 |
Altitude: 669 m |
|
Inauguração: 1887 |
Uso atual: abandonada (2023) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1899? |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Linha do Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886,
e em dois anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande
e mudava o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba
já no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com
a construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho
foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi.
Em 1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980,
passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados.
Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e
Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.
|
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1887, como Sapucahy-Mirim, por causa do rio que
passa próximo e em terras da fazenda de Francisco Marcolino de Andrade.
Em 1° de agosto de1898, o seu nome foi alterado para o atual, Boa Sorte, devido
ao fato de ter sido, nesse mesmo ano, aberta a estação terminal de
Sapucaí, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, ponto final
do ramal de Itapira e entroncamento com a E. F. Sapucaí, "para
evitar confusão" com a estação quase homônima (relatório da
Cia. Mogiana, 1898).
Fica no meio do Horto Boa Sorte, da Mogiana desde 1941,
e a partir de 1971, da FEPASA.
O curioso é que a estação, como Sapucahy-Mirim,
já aparecia na relação das estações
dos relatórios da Mogiana desde 1887, mas a data oficial de
sua inauguração, em relatórios posteriores, é
citada como sendo 01/06/1899: acredita-se que esta seja, então,
a data da construção do seu prédio atual.
Cem anos depois, em 1986, a FEPASA recomendava incorporar o prédio ao patrimônio
do próprio horto. O horto já estava decadente: com o
preço do dormente de madeira superior ao do de cimento, o horto
se tornou deficitário. A extração da madeira
então passou para madeireiras especializadas em moirões
e postes para cercas e caiu no esquecimento dos moradores da região.
Do esquecimento para o abandono foi um passo. Com isso, tornou-se
alvo de ocupação por sem-terras. Em 01/01/1998, a propriedade
foi ocupada por sem-terras, que mudaram o nome para "Assentamento
17 de Abril", homenageando os 19 sem-terras mortos naquele
dia de 1996 em Eldorado dos Carajás, no Pará.
"Quanta saudade, tinha sete anos de ferrovia e ia de trem
de Franca a Boa Sorte, 28 km, todas as terças-feiras pescar no Rio
Sapucaí, distante mais ou menos 3 km da estação. Hoje, se o carro
não chegar na beira do rio a gente desiste da pescaria" (Abimael
Simões, julho de 2009).
A antiga estação ainda estava lá em 2013, servindo
(metade dela) como templo da Assembleia de Deus. A outra metade estava
vazia.
Em 2016, "a estação está em estado avançado de deterioração;
é muito triste ver seu abandono. Algumas portas e janelas foram
arrancadas, muitas telhas vindas de Mogi Guaçu (é possível ler Mogi
Guaçu nelas) quebradas, o forro interno quase todo arruinado, o assoalho
de madeira de alguns cômodos arrancados, apenas uma parte da estação
está com porta, não percebi se ali funciona alguma coisa, também esqueci
de perguntar ao nosso colega" (Tales Oliveira Cardoso,
dez/2015).
Em 2018, segundo Marcelo Toledo, da
Folha de S. Paulo (em 3/6/2018), o prédio da antiga estação
estava abandonada e bastante depredada.
Em julho de 2023, a situação de ruína estava acentuada.
A igreja continuava por lá.
|
1885
AO LADO: Edital para coostrução de diversas estações na linha do Rio Grande e no ramal de Caldas, inclusive esta (A Provincia de S. Paulo,
29/7/1885). |
ACIMA: Horario de trens entre Boa Sorte, ainda chamada de Sapucaí-Mirim, e Franca em 1897 (O Estado de S. Paulo, 9/6/1897).
|
1898
AO LADO: Mudança
de nome da estação em 1898 (O Estado de S. Paulo,
17/7/1898).
|
|
1898
AO LADO: Mudança
de nome da estação confirmado (O Estado de S. Paulo,
1/8/1898). |
ACIMA: Esquema do pátio de Boa Sorte
em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
ACIMA: No pátio da estação
de Boa Sorte, o Grupo Escolar. Ainda funcionaria em 1995, ano desta
foto? (Foto Abimael Simões).
ACIMA: A estação
de Boa Sorte em janeiro de 2008, vista aérea. Vejam as anotações
de Abimael Simões, descrevendo onde era cada unidade da antiga
Mogiana na estação, que atendia ao horto da ferrovia.
No item 9, à direita, havia um desvio que levava à serraria.
A estação é o item 1, no centro da foto. A linha
do Rio Grande seguia no caminho que cruza a fotografia do alto ao
canto inferior direito; e por aí afora. Como se vê pela
reportagem, houve um crime no local, hoje tomado por sem-terras (Foto
do jornal O Comércio de Franca, edição de 8/janeiro/2008,
cessão Abimael Simões).
(Fontes: Igor Porto, 2023; Abimael Simões, 1974 e 1995; Marcelo Toledo, 2018; Ligia Silveira, 2013;
Odilon Comodaro, 2001; Tales Oliveira Cardoso, 2015; César Café
Barreto, 2003; Caio Bourgi; Folha de S. Paulo, 2017; O Estado de S. Paulo,
1898; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1875-1969; FEPASA: Relatório
de Instalações Fixas, 1986; Acervo Museu da Companhia
Paulista, Jundiaí; O Comercio de Franca. 2008; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em funcionamento, em 1974. Foto Abimael
Simões |
A estação em funcionamento, em 1974. Foto Abimael
Simões |
A estação em 1995. Foto Abimael Simões |
A antiga estação, em 26/11/2001. Foto de Odilon
Comodaro, Franca, SP |
A estação em 10/2003. Foto Cesar Café Barreto |
A estação em 10/2003. Foto Cesar Café Barreto |
A estação em 10/2003. Foto Cesar Café Barreto |
A estação, do lado abandonado, em 2013. Foto Ligia
Silveira |
A estação em 12/2015. Foto Tales Oliveira Cardoso |
|
|
|
|
Atualização:
07.07.2023
|
|