|
|
...
(1972-2001)
Boa Vista
Boa Vista-nova
Paulínia - FEPASA
...
Variante - 1980
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
|
|
|
|
|
FEPASA (1975-1998)
|
BOA
VISTA-NOVA
Município de Campinas, SP |
Variante Boa Vista-Guedes -
km 259.722 (1994) |
|
SP-0999 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 27.08.1975 |
Uso atual: estação ferroviária
(2016) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: Em julho
de 1972, a FEPASA entregou um trecho de linha que saía de Boa Vista
(tronco da ex-Paulista) e que chegava até a refinaria de Paulínia.
Em novembro de 1973, a linha foi esticada até a estação de Guedes,
ex-Mogiana. O trecho até a refinaria passou a ser um ramal dessa variante.
Com a variante Boa Vista-Guedes entregue, com três estações, a FEPASA
desativou, em 1977, o trecho da ex-Mogiana que ligava a estação de
Campinas, da ex-Paulista, a Guedes. |
|
|
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Boa Vista-Nova, aberta em 1975, é a primeira do trecho construído
pela Fepasa nos anos 1970 na variante Boa Vista-Guedes. Tem o mesmo nome da estação
de onde sai a variante (Boa Vista, ex-Paulista) e é
também chamada de Boa Vista II.
No
início, pelo menos até 1979, tinha como estação
um antigo carro da Mogiana parado ao lado dos trilhos, sem plataforma
(ver foto abaixo). Não consegui saber quando teria sido levantado
o prédio de alvenaria, provavelmente não muito depois,
pois ele tem o mesmo aspecto das estações novas
construídas nas variantes de Guedes-Mato Seco e de Entroncamento-Amaoroso
Costa, abertas em junho de 1979.
Há muitos desvios com
vagões e até carros de passageiros abandonados, e a estação
fica numa região cercada de favelas. É uma estação que foi usada como
central de manobras pela Ferroban, depois pela ALL e Rumo, mas não tem nenhuma
placa que comprove seu nome.
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE (gentileza Adalberto)
ACIMA: Em 1975,
recém-inaugurado, o pátio de Boa Vista-nova com diversos
desvios. A linha à esquerda era a saída para Boa Vista-CP.
E hoje não há nem metade desses desvios (Foto Vanderley
Zago).
ACIMA: Noa anos 1990, trens de passageiros da larga (ex-CP) à direita e da estreita (ex-CM) na esquerda (Foto Vanderley
Zago).
ACIMA: Pátio da estação de Boa
Vista (nova) em 26/2/2011 (Foto Artur F. Silva).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Vanderley Zago; Artur
F. Silva; José Roberto Pascon; Marcos Zeituni; Cia. Paulista:
relatórios anuais, 1874-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação em janeiro de 1979, ainda como um carro
da Mogiana. Foto José Roberto Pascon |
A estação (17/05/2000), com vários vagões
e carros de passageiros, alguns abandonados. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, ao longe (17/05/2000). Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A estação, em 31/05/2002. Foto Marcos Zeituni |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
17.05.2018
|
|