A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1972-2001)
Boa Vista
Boa Vista-nova
Paulínia - FEPASA
...

Variante - 1980
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
 
FEPASA (1975-1998)
BOA VISTA-NOVA
Município de Campinas, SP
Variante Boa Vista-Guedes -
km 259.722 (1994)
  SP-0999
Altitude: -   Inauguração: 27.08.1975
Uso atual: estação ferroviária (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Em julho de 1972, a FEPASA entregou um trecho de linha que saía de Boa Vista (tronco da ex-Paulista) e que chegava até a refinaria de Paulínia. Em novembro de 1973, a linha foi esticada até a estação de Guedes, ex-Mogiana. O trecho até a refinaria passou a ser um ramal dessa variante. Com a variante Boa Vista-Guedes entregue, com três estações, a FEPASA desativou, em 1977, o trecho da ex-Mogiana que ligava a estação de Campinas, da ex-Paulista, a Guedes.
 
 
A ESTAÇÃO: A estação de Boa Vista-Nova, aberta em 1975, é a primeira do trecho construído pela Fepasa nos anos 1970 na variante Boa Vista-Guedes. Tem o mesmo nome da estação de onde sai a variante (Boa Vista, ex-Paulista) e é também chamada de Boa Vista II.

No início, pelo menos até 1979, tinha como estação um antigo carro da Mogiana parado ao lado dos trilhos, sem plataforma (ver foto abaixo). Não consegui saber quando teria sido levantado o prédio de alvenaria, provavelmente não muito depois, pois ele tem o mesmo aspecto das estações novas construídas nas variantes de Guedes-Mato Seco e de Entroncamento-Amaoroso Costa, abertas em junho de 1979.

Há muitos desvios com vagões e até carros de passageiros abandonados, e a estação fica numa região cercada de favelas. É uma estação que foi usada como central de manobras pela Ferroban, depois pela ALL e Rumo, mas não tem nenhuma placa que comprove seu nome.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adalberto)

ACIMA: Em 1975, recém-inaugurado, o pátio de Boa Vista-nova com diversos desvios. A linha à esquerda era a saída para Boa Vista-CP. E hoje não há nem metade desses desvios (Foto Vanderley Zago).
ACIMA: Noa anos 1990, trens de passageiros da larga (ex-CP) à direita e da estreita (ex-CM) na esquerda (Foto Vanderley Zago).

ACIMA: Pátio da estação de Boa Vista (nova) em 26/2/2011 (Foto Artur F. Silva).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Vanderley Zago; Artur F. Silva; José Roberto Pascon; Marcos Zeituni; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1874-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em janeiro de 1979, ainda como um carro da Mogiana. Foto José Roberto Pascon

A estação (17/05/2000), com vários vagões e carros de passageiros, alguns abandonados. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, ao longe (17/05/2000). Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 31/05/2002. Foto Marcos Zeituni
   
     
Atualização: 17.05.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.