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VXY Mogiana em MG
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Morumbi-original
Parada Brooklyn
Parada Monark
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ramal Jurubatuba - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana (1961-1971)
FEPASA (1971-1976)
BROOKLYN (PARADA)
Município de São Paulo, SP
Ramal de Jurubatuba - km   SP-1028
    Inauguração: 1961
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha hoje está desativada até para cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: Na linha original do ramal de Jurubatuba da EFS, existiam, além das 11 estações, várias paradas não oficiais, em alguns casos provavelmente balões de ensaio para futuras estações do trecho. A Parada Brooklyn era uma delas, aberta em 1961. Na verdade, parece que ela era inicialmente o local da estação Morumbi que, como teria tido o seu prédio definitivo construído um pouco mais para o norte da linha, transferiu a sua denominação para lá. E a parada acabou se chamando Brooklyn. Carlos Augusto L. Pereira diz que não, que "o problema da estação Morumbi é que foi construida no meio do nada. O correto seria construí-la ao lado da ponte Morumbi, como a estação do Socorro, que foi construída ao lado da ponte. Para corrigir o erro dos tecnocratas, foi feita uma parada junto à ponte Morumbi". O ex-funcionário e segurança de estações Soler trabalhou lá e diz que era a pior das paradas, embaixo da ponte velha do Morumbi; quando o trem tinha 6 carros, o primeiro e o último ficavam fora da plataforma de madeira e o desembarque das pessoas era muito arriscado. Não tinha cobertura nem nada. "Lembro-me de que o acesso a ela era feito por uma escada esculpida na terra do barranco ao lado da ponte (aquele tipo de escada feita na terra com tábuas colocadas na vertical para evitar um desbarrancamento). A parada era uma caixa feita de toras de eucalipto cheia de areia" (Carlos Augusto L. Pereira, 22/3/2010). Tinha esse nome porque o bairro do Brooklyn era ali em frente. Foi desmanchada em 17/07/1976. Hoje, a estação moderna do Morumbi, aberta em 2000, está situada muito próxima de onde era o local da parada, um pouco depois da ponte.
(Fontes: Soler; Carlos Alberto L. Pereira; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
     
Atualização: 22.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.