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Tram Road de Nazareth
(1905-1906)
E. F. de Nazaré (1905-1967) |
MUTUÍPE
Município de Mutuípe, BA |
E. F. Nazaré - km 137,573 (1960) |
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BA-3930 |
Altitude: 199 m |
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Inauguração: 29.01.1905 |
Uso atual: Assistência Social (2009) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1945 |
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HISTORICO DA LINHA: O Tram Road
de Nazareth foi aberto em 1875, ligando a estação de
Nazareth com a de Onha. Daí, foi avançando em pequenos
trechos, chegando somente em 1906 a Jequiriçá, a 148
km de Nazaré e no ano em que teve o nome alterado para E. F.
de Nazaré. Em seguida, novos avanços até o km
225, na estação de Jaguaquara, para finalmente, chegar
a Jequié, km 289 e estação terminal apenas no
ano de 1927 de uma estocada só. Em 1892 foi construído
o único ramal da linha para Amargosa, com 29 quilômetros
e em 1941 a linha foi prolongada de Nazaré até São
Roque, porto de mar. Funcionou até sua desativação
sob protestos no ano de 1967. |
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A ESTAÇÃO: As terras do
atual município de Mutuípe pertenciam a um velho índio que,
por volta de 1860, as vendeu para uma família que alí se estabeleceu
em uma fazenda chamada de Mutum, denominação de uma ave existente
em grande quantidade no local. A fertilidade do solo, a proximidade
do Rio Jiquiriçá e a chegada, em 1905, dos trilhos do tramway, que
escoaria a produção do interior para o porto de Nazaré, foram
fatores que contribuíram para a formação do arraial de Mutum,
derivado da citada fazenda.
Com a criação do município de Jiquiriçá, o povoado passou a
pertencer àquele município. No transcorrer de sua história, o desenvolvimento
de Mutum foi prejudicado por duas calamidades: a enchente do
rio Jiquiriçá, em 1914, e o surto epidêmico de varíola em 1919. Após
superar estes eventos, Mutum começou a crescer, através do
desenvolvimento da lavoura e do comércio. Em seguida, veio a emancipação
de Jiquiriçá, fato que ocorreu em 26 de julho de 1926, que
o desmembrou e o emancipou à categoria de município, com o nome de
Mutuípe.
A estação ferroviária de Mutuípe
foi inaugurada antes disso, em 1905. "A primeira estação ferroviária
de Mutuípe ficava na praça Dr. Xavier da Costa e foi demolida em 1945,
após a construção de uma nova estação na Praça Dr. Bartolomeu
Chaves. Segundo entrevistados, a estação foi retirada daquele espaço
porque, quando o trem parava sentido Nazaré/Jequié, alguns vagões
ficavam ainda sobre o pontilhão que cruzava o Rio Jiquiriçá,
interrompendo o trânsito naquele local. Desta forma, a primeira estação
cedeu espaço para novas construções, alterando a paisagem urbana.
Esta é ainda a principal praça da cidade de Mutuípe" (Elenildo
Café de Jesus: Mudanças na paisagem física e
social associadas à ferrovia E. F. de Nazaré no Vale
do Jiquiriçá, Ilhéus, BA - UFSC, 2007).
A segunda estação ainda estava de pé em 2009,
servindo como sede a uma associação de assistência
social. Neste ano a cidade tinha apenas 20 mil habitantes.
ACIMA: Estação de Mutuípe,
ao fundo, em 1905 (Autor desconhecido).
ACIMA: A primeira estação de Mutuipe,
desativada em 1945 (Acervo Osvaldo Nascimento), e o mesmo local em
2007 (Foto Elenildo Café de Jesus). ABAIXO: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Mutuípe
(mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1960).
ACIMA: A segunda estação de Mutuípe,
talvez anos 1940 - pode até ser a data da inauguração
em 1945 (Acervo Osvaldo Nascimento).
(Fontes: Eduardo Coelho; Elenildo Café
de Jesus: Mudanças na paisagem física e social associadas
à ferrovia E. F. de Nazaré no Vale do Jiquiriçá,
Ilhéus, BA - UFSC, 2007; www.mutuipe.com; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XXI, 1958; IBGE; Wikipedia,
2009; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
08.12.2016
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