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Indice de estações
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Iaçu
Itaberaba
Itaíba
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Linha Iaçu-Bonfim, 1953
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1926-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1994) |
ITABERABA
Município de Itaberaba, BA |
Linha Centro-Sul - km 747,796 (1960) |
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BA-3967 |
Altitude: - |
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Inauguração: 10.1926 |
Uso atual: desconhecido e em pé (2007) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1951 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego
ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha
Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro
trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a
Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha
saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa)
em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados
um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores
e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda
a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota",
extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso
(oficialmente, em 1994) em condições não muito
bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul
no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu,
em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não
algumas das antigas estações. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itaberaba foi inaugurada em 1926, como ponta de linha de
um curto ramal que saía da estação de Iaçu,
na linha da então Central da Bahia, parte da francesa Chemins
de Fer.
Dois anos depois a linha foi prolongada mais um pouco, até
Itaíba, e em 1951 foi juntada com a linha que vinha
de Senhor do Bonfim, ao norte.
A linha teve trens de passageiros até fevereiro de 1977.
"Enquanto o trem de passageiros já não mais
corria, cargas seguiam pela linha, pelo menos a partir de Iaçu.
O motivo do fechamento do trecho Iaçu-Bonfim
teria sido um acidente
ocorrido no final de 1983 entre Iaçu e Itaberaba: "Não
sei ao certo, mas minha vaga lembrança informa que foi quando eu tinha
5 anos e me lembro que a cidade toda correu para o rio olhar os vagões
caídos. A causa do acidente foi que alguns meninos de rua saíram descarregando
todo o balão de ar dos freios de todos os vagões todos carregados
de cimento, que aí desceu em grande velocidade a linha, e,
chegando na ponte, o peso foi grande demais. A ponte de ferro ruiu.
Meus pais me levaram para assistir os guinchos retirando os destroços
de aço" (Luciano Costa, 09/2007).
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1926
AO LADO: Inauguração da estação
(O Estado de S. Paulo, 26/10/1926).
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ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município
de Itaberaba (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1960).
ACIMA:
O acidente que acabou com a ponte sobre o rio Paraguassu em Itaberaba
e consequentemente com o tráfego da linha em 1983 (Autor
desconhecido).
ACIMA: A casa na vila ferroviária
de Itaberaba, muito bonita, é um espelho do passado ferroviário
de uma cidade hoje sem trilhos (Foto Luciano Costa, outubro de 2007).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação
de 1926 a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
ACIMA:
A ponte em fotografia de 2017. Nunca foi reparada (Autor
desconhecido).
(Fontes: Luciano Costa; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Esta fotografia mostra provavelmente a primeira estação
de Itaberaba, que foi aberta em 1926. Estava ainda em construção.
Acervo Renato Torres Libeck |
A estação de Itaberaba como estava em 10/2007.
Foto Luciano Costa |
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Atualização:
17.02.2018
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