A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
São Gonçalo
Cinco Rios
Pouco Ponto
...

Linha Sul - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
...
 
E. F. Centro-Oeste da Bahia (1900-1913)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1913-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
CINCO RIOS
Município de São Sebastião do Passé, BA (veja o local)
Linha tronco - km 52,895 (1960)   BA-3015
Altitude: 56 m   Inauguração: 1900
Uso atual: demolida (2005)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: Foi com a criação das usinas de açúcar que começou o processo de concentração da propriedade na região provocando o abandono das antigas sedes dos engenhos incorporados. As Usinas Passagem e São Carlos, que mais tarde se fundiriam, incorporaram por exemplo, os engenhos Passagem, Velho Botelho, Subaé, Cazumba. A usina de Cinco Rios incorporou o engenho do mesmo nome, Sapucaia, Cassarangongo, Paramirim, etc. A estação de Cinco Rios foi aberta em 1900 (o Guia Geral de 1960 dá, no entanto, a data de 1907), então como ponta de linha, no que viria a ser o ramal de Água Comprida (hoje Simões Filho) a Buranhem, pela então E. F. Centro Oeste da Bahia. Em 1908, o ramal teria sido completado até Buranhem, depois de modificações no traçado original do plano. A partir de 1948, passou a fazer parte da linha Sul, com a união das estações de Santo Amaro, Afligidos e Conceição da Feira. Ao lado da estação e da usina ficava - e fica até hoje - o povoado de Maracangalha, imortalizado por Dorival Caimmi ("Eu vou pra Maracangalha, eu vou... eu vou de chapéu de palha, eu vou..."). A usina foi fechada em 1987 e em 2007 estava em ruínas. A estação havia sido demolida, não sobrou nem a plataforma. Maracangalha, por sua vez, sem usina e sem estação, ainda resiste.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Paulo Ormindo David de Azevedo; Revista Ferroviária, 08/1965; IBGE; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Cinco Rios, anos 1950. IBGE

À esquerda da linha, onde há um pequeno marco de quilometragem, era onde a estação ficava. Foto Ralph M. Giesbrecht em 21/05/2006
   
     
Atualização: 25.12.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.