A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Periperi
Coutos
Paripe
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
V. F. F. Leste Brasileiro (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
CBTU (1996-2021)
COUTOS
Município de Salvador, BA
Linha tronco - km 12,537 (1960)   BA-3406
Altitude: 7 m   Inauguração: 1942
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1942
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo baiano em 1903, repassada a outros concessionários até que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935, a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses, já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980, e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
 
A ESTAÇÃO: A estação de Coutos foi inaugurada em 1942.

O prédio atual pode ser ainda o original. Coutos é hoje uma estação de trens suburbanos tocados pela CBTU. A linha de subúrbios entre as estações de Lobato e do Paripe correu sempre junto ao mar e é um trajeto muito bonito.

A estação continuou sendo utilizada para os trens suburbanos tocados pela CBTU até o dia 16/2/2021, quando todo o trecho entre a Calçada até Paripe foi fechado para que obras do futuro VLT fossem feitas. Um ano depois, as obras não estavam prontas e nenhum trem atendia ao trecho.

"Moradora do bairro de Coutos, a técnica de enfermagem Silvonete Sales usava o trem diariamente para ir até a Calçada. Agora, precisa esperar mais tempo no ponto de ônibus, que fica em frente à antiga estação ferroviária. Com os ônibus, o tempo de viagem dura uma hora, meia hora a mais do que ela precisava quando utilizava os trens. Além disso, a passagem custava apenas R$ 0,50, na época em que os serviços foram suspensos, valor incomparável com os atuais R$ 4,90 cobrados nos coletivos. Para além dessas questões, o principal problema que Silvonete enfrenta ao pegar ônibus é o medo. Ela não considera os pontos de Coutos seguros, sobretudo por causa dos tapumes que isolam os trilhos por onde passavam os trens. “A gente fica recuado e não tem como ver quem está vindo. A segurança aqui já era ruim e com isso, piorou”, opinou.'Tem duas escolas e uma maternidade aqui. Mato de um lado, tapume do outro, e às vezes fica tudo escuro. A gente tem que passar rápido e termina sendo perigoso', pontuou a moradora, fazendo referência à Maternidade Maria da Conceição de Jesus, inaugurada há dois anos. Muitos tapumes instalados estão danificados pelo ação humana e também pelo tempo sem manutenção. Cleide Matos, que também mora em Coutos, detalhou que esses equipamentos quebrados se tornaram um facilitador na fuga de suspeitos de assaltos a ônibus, frequentes na Avenida Afrânio Peixoto, conhecida popularmente como Suburbana.'O pessoal assalta os ônibus e desce correndo. Essas placas deixam a gente isolado, tanto na parte de cima quanto na de baixo. Se acontece alguma coisa por aqui, ninguém de lá de cima vê nada', analisou, fazendo relação com os trechos onde a pista e o trilho estavam lado a lado, mas em desnível (Moradores reclamam da falta dos trens e demora do VLT no subúrbio de Salvador, G1, Notícias da Impensa, 17/07/2023").


ACIMA: Localização da estação de Coutos - a linha é o traço preto no mapa. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O PERCURSO INTEIRO (Mapa de Salvador - Universidade Católica de Salvador, 2000).

(Fontes: Alexandre Santurian; Universidade Católica de Salvador; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brazil, 1886; RFFSA: Relatório da SR-7, 1984; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84)

     

A estação em 2005. Foto CBTU
   
     
     
Atualização: 21.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.