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E. F. Central da
Bahia (1888-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MACHADO
PORTELA
Município de Maracás, BA (1888-1962)
Município de Marcionílio Souza, BA (1962-) |
Linha do Sul - km 394,887 (1960) |
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BA-2383 |
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Inauguração: 1888 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas
ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F.
Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de
Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente
unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do
Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas
e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à
localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central
do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços
desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo
em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no
sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias.
Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem
para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Machado Portela foi aberta pela E. F. Central da Bahia como
estação terminal no prolongamento de sua linha principal,
em 1888. Somente em 1921 a linha seria prolongada. Porém, já
em 1912 já se falava do prolongamento a partir dessa estação,
ainda terminal da linha, para Minas Gerais, "por Itaussu,
Bom Jesus dos Meiras, Caetité, Monte Alto e Carinhanha, com
um ramal por Candeúba até o ponto final do porlongamento,
por Montes Claros, da Estrada de Ferro Central do Brasil, em Boa Vista
do Tremedal ou Rio Pardo" (Mensagem do Governador do Estado
da Bahia, 1912, p. 33). Com algumas modificações,
tanto de nomes
ACIMA:
Não é muito difícil saber por que a Central da
Bahia avançou tão rápido com sua linha até
Machado Portela, onde chegou em 1888, e dali não passou durante
20 anos: a quantidade de serras que compõe a chamada Chapada
Dimantina que começam a aparecer exatamente ali deixam claro
esta situação, neste mapa de 1885, três anos antes
de o trem apitar em Machado Portela. Este nome não aparece,
mas o ponto está a sudoeste da última estação
da linha vermelha contínua que vem do leste, em Queimadinhas
, no centro do mapa. ABAIXO: Neste mapa de 1910, a estação
de Machado Portema já aparece, bem como o ramal de Bandeira
de Melo: o prolongamento previsto após Bandeira de Melo deveria
continuar acompanhando o rio Paraguaçu. (Mapas do livro Viação
Ferrea da Bahia, de Elpídio de Mesquita, 1910).
de cidades, quanto de percurso, essa ligação até
Montes Claros realmente se concretizou... quase 40 anos depois,
em 1950.
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Maracás
(mapa parcial). Os distritos do norte (Juraci e Tamburi) se tornaram
o município de Marcionílio Souza em 1962 (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: Romero Brito Santos; Alexandre Santurian;
VFFLB: Relatório anual, 1944; Revista Ferroviária, agosto
de 1965; Mensagem do Governador do Estado da Bahia, 1912; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960;
Elpídio
de Mesquita: Viação Ferrea da Bahia, 1910; http://projetoverdetrem.blogspot.com.br;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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Caixa d'água em Machado Portela, em 1944. A estação
aparece à direita na foto. Foto do site www.vfco.com.br,
oriunda do relatório da ferrovia de 1944, cedida por
Alexandre Santurian |
A estação ainda no tempo dos trens de passageiros
(estacionado ao lado esquerdo). Anos 1970? http://projetoverdetrem.
blogspot.com.br |
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Atualização:
25.04.2012
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