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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Queimadinhas
Machado Portela
Juraci
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Linha do Sul - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central da Bahia (1888-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
MACHADO PORTELA
Município de Maracás, BA (1888-1962)
Município de Marcionílio Souza, BA (1962-)
Linha do Sul - km 394,887 (1960)   BA-2383
    Inauguração: 1888
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Machado Portela foi aberta pela E. F. Central da Bahia como estação terminal no prolongamento de sua linha principal, em 1888. Somente em 1921 a linha seria prolongada. Porém, já em 1912 já se falava do prolongamento a partir dessa estação, ainda terminal da linha, para Minas Gerais, "por Itaussu, Bom Jesus dos Meiras, Caetité, Monte Alto e Carinhanha, com um ramal por Candeúba até o ponto final do porlongamento, por Montes Claros, da Estrada de Ferro Central do Brasil, em Boa Vista do Tremedal ou Rio Pardo" (Mensagem do Governador do Estado da Bahia, 1912, p. 33). Com algumas modificações, tanto de nomes
ACIMA: Não é muito difícil saber por que a Central da Bahia avançou tão rápido com sua linha até Machado Portela, onde chegou em 1888, e dali não passou durante 20 anos: a quantidade de serras que compõe a chamada Chapada Dimantina que começam a aparecer exatamente ali deixam claro esta situação, neste mapa de 1885, três anos antes de o trem apitar em Machado Portela. Este nome não aparece, mas o ponto está a sudoeste da última estação da linha vermelha contínua que vem do leste, em Queimadinhas , no centro do mapa. ABAIXO: Neste mapa de 1910, a estação de Machado Portema já aparece, bem como o ramal de Bandeira de Melo: o prolongamento previsto após Bandeira de Melo deveria continuar acompanhando o rio Paraguaçu. (Mapas do livro Viação Ferrea da Bahia, de Elpídio de Mesquita, 1910).

de cidades, quanto de percurso, essa ligação até Montes Claros realmente se concretizou... quase 40 anos depois, em 1950.

ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Maracás (mapa parcial). Os distritos do norte (Juraci e Tamburi) se tornaram o município de Marcionílio Souza em 1962 (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: Romero Brito Santos; Alexandre Santurian; VFFLB: Relatório anual, 1944; Revista Ferroviária, agosto de 1965; Mensagem do Governador do Estado da Bahia, 1912; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Elpídio de Mesquita: Viação Ferrea da Bahia, 1910; http://projetoverdetrem.blogspot.com.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Caixa d'água em Machado Portela, em 1944. A estação aparece à direita na foto. Foto do site www.vfco.com.br, oriunda do relatório da ferrovia de 1944, cedida por Alexandre Santurian

A estação ainda no tempo dos trens de passageiros (estacionado ao lado esquerdo). Anos 1970? http://projetoverdetrem.
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Atualização: 25.04.2012
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