A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Mapele
Passagem dos Teixeiras
Pasto de Fora
...

...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
 
E. F. Centro-Oeste da Bahia (1900-1913)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1913-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
PASSAGEM DOS TEIXEIRAS
Município de Candeias, BA
Linha tronco - km 26,075 (1960)   BA-2566
Altitude: 8 m   Inauguração: 1900
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: "Foi com a criação das usinas de açúcar que começou o processo de concentração da propriedade na região provocando o abandono das antigas sedes dos engenhos incorporados. As Usinas Passagem e São Carlos, que mais tarde se fundiriam, incorporaram por exemplo, os engenhos de Passagem, Velho Botelho, Subaé, Cazumba". A estação de Passagem foi aberta em 1900, então como ponta de linha, no que viria a ser o ramal de Água Comprida (hoje Simões Filho) a Buranhem (*Nota do autor: O Guia Geral de 1960 afirma que a estação foi aberta em 15.09.1905), pela então E. F. Centro Oeste da Bahia. Em 1908, o ramal teria sido completado até Buranhem, depois de modificações no traçado original do plano. A partir de 1948, passou a fazer parte da linha Sul, com a união das estações de Santo Amaro, Afligidos e Conceição da Feira. Passagem passou a ser alcançada a partir de Mapele e não mais de Água Comprida (hoje Simões Filho). "A partir de 1947, com o começo da exploração do petróleo na região, inicia-se o processo de industrialização na banda oriental do Recôncavo. Em setembro de 1950, entrou em funcionamento a Refinaria de Mataripe. Em 1967, criou-se o Centro Industrial de Aratu (CIA), nos municípios de Simões Filho e Candeias, e após sete anos de trabalho, inaugurou-se o Complexo Petroquímico de Camaçari. Estas novas atividades introduziram profundas mudanças sócio-econômicas na região, atingindo primeiro a pequena lavoura de subsistência para em seguida afetar o que restou da agroindústria açucareira. Nas áreas
desapropriadas pela Petrobrás são criadas extensas florestas de eucaliptos e pinheiros para produção de carvão vegetal. Plantações de bambú se expandem para atender a demanda das fábricas de papel. A paisagem do Recôncavo se transforma e os canaviais se restringem a pequenas áreas. Com a desapropriação de grande glebas para a implantação de projetos industriais estes edifícios são, de forma definitiva, abandonados. Não é cogitado o reaproveitamento desse monumentos dentro do programa de desenvolvimento industrial da região, e arruinam-se, deste modo, conjuntos monumentais como o de Passagem dos Teixeiras, dentre outros
". Já houve tempos em que o trem de subúrbios chegava a Candeias, o que parece ter ocorrido até os anos 1980. O Guia Levi de 1978 mostra um trem Salvador-Candeias, com dois horários. A estação, depois chamada de Passagem dos Teixeiras, já foi demolida. Segundo os moradores do local, um distrito rural de Candeias às margens da rodovia BR-324, ela teria sido demolida no início dos anos 1990. Hoje sobram apenas restos da plataforma quase que totalmente cobertos pelo matagal. Próximos a ela, sítios pobres, com construções humildes e pomares cheios de cajazeiras, mangueiras e jambeiros, convivendo com cabritos e jegues. A vila é muito pequena; a maior parte fica na parte alta perto da estrada, enquanto que para chegar à linha há que se descer um caminho no meio dos sítios. O que há de mais bonito e antigo é a pequena igreja, de nome Nossa Senhora do Nazaré, construída de frente para a baía de Aratu, que se vê ao longe. Na verdade, como dito mais acima, ali existia um engenho de açúcar que foi quase todo destruído e está em ruínas, com exceção da bela igrejinha e de uma casa.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2005; Paulo Ormindo David de Azevedo, 1978; Revista Ferroviária, agosto de 1965; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Na foto tirada no sentido de Mapele, a estação ficava à esquerda, em primeiro plano. Foto Ralph M. Giesbrecht, em 16/01/2005

Com visão mais aguçada, pode-se ver os restos da estação à esquerda. Foto Ralph M. Giesbrecht, em 16/01/2005

A bela igreja dando frente para a Baía de Aratu, lá embaixo. Foto Ralph M. Giesbrecht, em 16/01/2005
     
     
Atualização: 21.06.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.