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E.
F. Santo Amaro (1880-1939)
V. F. F. Leste Brasileiro (1939-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PILAR
Município
de Santo Amaro, BA |
Linha Sul
- km 76,377 (1960) |
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BA-3522 |
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Inauguração: 1880 |
Uso atual: demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
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HISTORICO
DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união
das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século
19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco,
a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando
finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea
Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas
linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador
e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos
da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus
diversos pedaços desde cada uma de suas origens até
a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho
Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos
1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas
por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Pilar tem a sua data de inauguração
considerada como sendo 1880. Foi aberta pela E. F. Santo Amaro. A
data (informada pelo Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de
1960) é estranha, mas poderia ser verdadeira, se considerarmos
que o primeiro trecho da E. F. Santo Amaro poderia ter sido aberto
realmente três anos antes do restante (1883) e somente num curto
trecho Santo Amaro-Pilar. Há que se confirmar e as fontes
são exíguas. Com as modificações das linhas
da VFFLB nos anos 1940, Pilar passou a fazer parte da linha principal
Salvador-Monte Azul. A estação, bastante próxima
da de Santo Amaro (cerca de 1 km apenas) foi demolida, e a vila em
sua volta chega hoje à estrada que liga Candeias a Santo
Amaro, no bairro de Pilar, extremamente pobre, na entrada
da cidade de Santo Amaro, e que com as casas construídas
num imenso caos, o acesso à linha a partir da estrada somente
pode ser feito mesmo pela própria linha. A informação
da demolição veio de moradores do local e é difícil
de ser comprovada in loco. Em março de 1970 foram desativados
os 34 km de eletrificação entre Candeias e Santo
Amaro, restando apenas os 44 km entre Salvador e Candeias.
No mesmo ano o serviço de subúrbios foi restrito a Mapele,
a 22 km de Salvador; alguns anos mais tarde o trajeto servido
recuou até Aratu, a 19 km de Salvador. (Fontes:
Ralph M. Giesbrecht, pesquisa in loco, 05/2006; Guias Levi,
edições de 1932 a 1984; A Eletrificação
nas Ferrovias Brasileiras, A. A. Gorni, 2004; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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Tirada da estrada de rodagem, no ponto em que a linha vinda
de Candeias a cruza, no sentido de Pilar, esta foto mostra já
ao fundo as casas do vilarejo. A estação ficaria
depois da visão permitida. Foto Ralph M. Giesbrecht em
20/05/2006 |
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Atualização:
09.03.2007
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