A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Boa Vista
Pilar
Santo Amaro
...

Linha do Sul - 1940
 
 
E. F. Santo Amaro (1880-1939)
V. F. F. Leste Brasileiro (1939-1975)
RFFSA (1975-1996)
PILAR
Município de Santo Amaro, BA
Linha Sul - km 76,377 (1960)   BA-3522
  Inauguração: 1880
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pilar tem a sua data de inauguração considerada como sendo 1880. Foi aberta pela E. F. Santo Amaro. A data (informada pelo Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960) é estranha, mas poderia ser verdadeira, se considerarmos que o primeiro trecho da E. F. Santo Amaro poderia ter sido aberto realmente três anos antes do restante (1883) e somente num curto trecho Santo Amaro-Pilar. Há que se confirmar e as fontes são exíguas. Com as modificações das linhas da VFFLB nos anos 1940, Pilar passou a fazer parte da linha principal Salvador-Monte Azul. A estação, bastante próxima da de Santo Amaro (cerca de 1 km apenas) foi demolida, e a vila em sua volta chega hoje à estrada que liga Candeias a Santo Amaro, no bairro de Pilar, extremamente pobre, na entrada da cidade de Santo Amaro, e que com as casas construídas num imenso caos, o acesso à linha a partir da estrada somente pode ser feito mesmo pela própria linha. A informação da demolição veio de moradores do local e é difícil de ser comprovada in loco. Em março de 1970 foram desativados os 34 km de eletrificação entre Candeias e Santo Amaro, restando apenas os 44 km entre Salvador e Candeias. No mesmo ano o serviço de subúrbios foi restrito a Mapele, a 22 km de Salvador; alguns anos mais tarde o trajeto servido recuou até Aratu, a 19 km de Salvador. (Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa in loco, 05/2006; Guias Levi, edições de 1932 a 1984; A Eletrificação nas Ferrovias Brasileiras, A. A. Gorni, 2004; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Tirada da estrada de rodagem, no ponto em que a linha vinda de Candeias a cruza, no sentido de Pilar, esta foto mostra já ao fundo as casas do vilarejo. A estação ficaria depois da visão permitida. Foto Ralph M. Giesbrecht em 20/05/2006
     
Atualização: 09.03.2007
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.