A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Burizeiro
Camaçari
Dias D'Ávila
...

Linha tronco e Centro (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
 
E. F. Bahia ao São Francisco (1861-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
CAMAÇARI
Município de Camaçari, BA
Linha tronco - km 46,516 (1960)   BA-2402
Altitude: 36 m   Inauguração: 10.09.1861
Uso atual: abandonada (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1940
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo baiano em 1903, repassada a outros concessionários até que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935, a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses, já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980, e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
 
A ESTAÇÃO: A estação de Camaçari foi aberta em 1861 na E. F. Bahia ao São Francisco no terceiro trecho dessa ferrovia aberto ao tráfego.

A estação fica no centro da cidade do mesmo nome, hoje uma cidade rica devido ao pólo petroquímico. Muito limpa e bem cuidada, a sua riqueza não é, infelizmente, compartilhada pela sua população, que, entretanto, pode usufruir das ruas e praças da bem-tratada cidade.

O prédio da estação, bem conservado pelo menos externamente e do mesmo estilo de grande parte das estações da Leste reconstruídas nos anos 1940, serviu por muito tempo como bar, com mesas espalhadas por parte de sua plataforma que vê de vez em quando a passagem dos trens cargueiros da FCA, então concessionária da linha, que ainda percorria os trilhos pelos dois lados da estação.

Em maio de 2005 estava ameaçada de demolição por mais um prefeito que achava que tirar trilhos do meio da cidade e substituir por uma avenida era melhorar a cidade. Primeiro, ele acabaria com parte da história da cidade; segundo, aumentaria a poluição atmosférica e sonora do centro. É um absurdo que continuemos elegendo pessoas de visão curta como essas. Espero que a luta de alguns habitantes da cidade para conservar a estação seja vitoriosa.

O prédio serviu com um bar de boa frequência, sempre do mesmo dono e sempre bem cuidado, de 1990 até julho de 2013. Aí ele foi posto para fora pela FCA por causa da "possibilidade de pessoas alcoolizadas por tomarem bebidas no bar serem pegas por um trem que passasse". Nota: em todos esses 22 anos, isso nunca havia acontecido.

Veja um video da estação em 28/11/2013 aqui.

Em 2021, segundo Rodrigo Henrique, a antiga estação estava fechada e murada pelo risco de depredação. por tapumes de metal e uma placa que anunciava "a restauração e requalificação do terminal de transbordo da linha férrea", lendo as letras miúdas na parte inferior da placa da pra ver que há a intenção de se construir um museu.

É possível observar que a estação estava bastante depredada devido aos anos de abandono, porém no momento da fotografia o prédio estava cercado.

ACIMA: A estação cercada em 2021 (Foto Rodrigo Henrique, em 18/01/2021).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rodrigo Henrique; Erivelto Souza; Illustração Brasileira, 1923; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Estradas de Ferro do Brazil, de Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr., 1886; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A velha estação, em foto publicada na Revista Illustração Brasileira de 2/6/1923

A estação de Camaçari em 1957, já com postes de eletrificação. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XX, de 1958

A estação de Camaçari em 16/01/2005. Notar as mesinhas na plataforma. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Camaçari em 16/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Camaçari em 16/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação já fechada em 9/11/2014. Foto Erivelto Souza
     
Atualização: 19.01.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.