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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Tertuliano Sampaio
Itiúba
Picos
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Linha tronco e Centro (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Prolongamento da E. F. Bahia ao São Francisco (1887-1896)
E. F. do São Francisco (1896-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)

RFFSA (1975-1996)
ITIÚBA
Município de Itiúba, BA
Linha Centro - km 386,739 (1960)   BA-3934
Altitude: 376 m   Inauguração: 15.04.1887
Uso atual: em pé; uso não determinado (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1943
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica, seus trens partiam da estação de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego de cargueiros até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itiúba foi inaugurada em 1887.

Em 2003 a estação ainda estava bem conservada.

Não sei a situação ou o uso atual da estação.

ACIMA: Em 8 de dezembro de 1943 a nova estação de Itiúba foi inaugurada. Os agradecimentos ao então Presidente Getúlio Dornelles Vargas foram inscritos numa placa anexa ao novo prédio, com o nome escrito errado (D'Ornelas e não Dornelles) (Foto de autor desconhecido em agosto de 2008). ABAIXO: Os trilhos passam na cidade de Itiúba por baixo do bonito viaduto Doutor Paulo de Frontin (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XX, 1958).


ACIMA: Cidade de Itiúba nos anos 1960. A estação está abaixo, e haviam acabado de retirar o girador de locomotivas, que está ao lado do buraco redondo tapado à esquerda da estação. Bem mais para cima na fotografia, quase no canto superior esquerdo, a ponte da qual se vê em detalhe na foto mais acima (www.itiubadomeutempo.kit.net). ABAIXO: A linha em Itiúba, próxima à estação, supostamente em 2017 (Foto Matusse-Africano).
(Fontes: Roosevelt Reis; Matusse-Africano; Fernando Pinto de Carvalho; www.itiubadomeutempo.kit. net; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, edições de 1932 a 1984; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Itiúba em 2002. Foto Fernando Pinto de Carvalho

Estação de Itiúba em 2003. Foto Fernando Pinto de Carvalho

Plataforma da estação de Itiúba em 2003. Foto Fernando Pinto de Carvalho

Estação de Itiúba em 2003. Foto Fernando Pinto de Carvalho

A estação em julho de 2008. Autor desconhecido
 
     
     
Atualização: 24.12.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.