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Prolongamento da
E. F. Bahia ao São Francisco (1887-1896)
E. F. do São Francisco (1896-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ITIÚBA
Município de Itiúba, BA |
Linha Centro - km 386,739 (1960) |
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BA-3934 |
Altitude: 376 m |
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Inauguração: 15.04.1887 |
Uso atual: em pé; uso não determinado
(2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1943 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que ligou efetivamente a estação de São
Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro,
foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão
a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica,
seus trens partiam da estação de São Francisco,
onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São
Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas
foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia.
Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935,
tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha
Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou
de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre
Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego
de cargueiros até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itiúba foi inaugurada em 1887.
Em 2003 a estação ainda estava bem conservada.
Não sei a situação ou o uso atual da estação.
ACIMA:
Em 8 de dezembro de 1943 a nova estação de Itiúba
foi inaugurada. Os agradecimentos ao então Presidente Getúlio
Dornelles Vargas foram inscritos numa placa anexa ao novo prédio,
com o nome escrito errado (D'Ornelas e não Dornelles) (Foto
de autor desconhecido em agosto de 2008). ABAIXO: Os trilhos
passam na cidade de Itiúba por baixo do bonito viaduto Doutor
Paulo de Frontin (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
do IBGE, vol. XX, 1958).
ACIMA:
Cidade de Itiúba nos anos 1960. A estação
está abaixo, e haviam acabado de retirar o girador de locomotivas,
que está ao lado do buraco redondo tapado à esquerda
da estação. Bem mais para cima na fotografia, quase
no canto superior esquerdo, a ponte da qual se vê em detalhe
na foto mais acima (www.itiubadomeutempo.kit.net). ABAIXO:
A linha em Itiúba, próxima à estação,
supostamente em 2017 (Foto Matusse-Africano).
(Fontes:
Roosevelt Reis; Matusse-Africano; Fernando Pinto de Carvalho; www.itiubadomeutempo.kit.
net; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
edições de 1932 a 1984; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Estação de Itiúba em 2002. Foto Fernando
Pinto de Carvalho |
Estação de Itiúba em 2003. Foto Fernando
Pinto de Carvalho |
Plataforma da estação de Itiúba em 2003.
Foto Fernando Pinto de Carvalho |
Estação de Itiúba em 2003. Foto Fernando
Pinto de Carvalho |
A estação em julho de 2008. Autor desconhecido |
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Atualização:
24.12.2017
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