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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Queimadas
Jacurici
Tertuliano Sampaio
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Linha tronco e Centro (1940)
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Prolongamento da E. F. Bahia ao São Francisco (1886-1896)
E. F. do São Francisco (1896-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
JACURICI
Município de Itiúbas, BA
Linha Centro - km 363,038 (1960)   BA-3935
Altitude: 223 m   Inauguração: 06.02.1886
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1942?
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica, seus trens partiam da estação de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego de cargueiros até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Jacurici teria sido aberta em 1886 na E. F. Bahia ao São Francisco.

Nessa estação foi embarcado em 1887 o célebre meteorito de Bendengó, encontrado ali perto no córrego do mesmo nome, até Queimadas, de onde foi novamente despachado para Salvador, onde está hoje no museu.

A data de abertura da estação está baseada na data desse embarque, pois há referências a uma data de abertura no ano de 1942 - o que deve ter sido eventualmente a abertura de um novo prédio para a estação.

Este prédio também já foi demolido.


ACIMA: "Ferrez registrou o trabalho de remoção, por uma comissão do Império, do meteorito de Bendegó para o Rio de Janeiro. O trabalho foi bastante árduo e a comissão enfrentou dificuldades como a construção de aterros sobre áreas alagadas e o corte de caminhos por encostas de morros pedregosos. Finalmente, depois de cerca de 126 dias andando pelo sertão, chegaram à estação de Ferro de Jacuricy (cidade próxima) e de lá para Salvador. De Salvador o meteorito foi para Recife num vapor e, finalmente, para o Museu Nacional no Rio de Janeiro. O meteorito foi encontrado em 1784 próximo ao rio Vaza-Barris, na cidade de Monte Santo, Bahia, e é o maior meteorito brasileiro conhecido até agora" (Texto e foto: Acervo Instituto Moreira Sales).
ACIMA: O prédio da estaão mais nova, já demolido em 2020 (Autor desconhecido).

(Fontes: Guias Levi, 1932-84; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XX, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro, 1960; Instituto Moreira Sales)
     
     
     
Atualização: 12.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.