A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Jaguarari
Juacema
Flamengo
...

Linha tronco e Centro (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Prolongamento da E. F. Bahia ao São Francisco (1894-1896)
E. F. do São Francisco (1896-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)

RFFSA (1975-1996)
JUACEMA (antiga ITUMIRIM)
Município de Jaguarari, BA
Linha Centro - km 474,853 (1960)   BA-3239
    Inauguração: 02.06.1894
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica, seus trens partiam da estação de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego de cargueiros até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1894 com o nome de Itumirim. Mais tarde, já nos anos 1950, passou a se chamar Juacema. No tempo em que ainda era Itumirim, Lampião e seus cangaceiros apareceram por ali, em 1929. Foram até a estação. "O quarda-chaves e o agente, este de apelido Gurrito, foram autorizados pelos bandidos a retirarem seus pertences da estação, entes de o fogo ser ateado. Em seguida, os cangaceiros quebraram vidraças, estantes, mobiliário, o relógio e o aparelho telegráfico. No entanto, as chamas nem só não chegaram a
ACIMA: Trem na estação de Itumurim em 1912 (Autor desconhecido). ABAIXO: Caixa d'água da antiga estação de Juacema, colocada logo após a plataforma da estação (Foto Sydney Corrêa em 2010).

consumir todo o prédio, como não provocaram grandes estragos. Lampião, com a ponta do punhal - até há poucos anos ainda se viam vestígios - gravou no cimento do batente da janela da estação a data de sua passagem por Itumirim: 29 de junho de 1929
" (Reproduzido do livro Lampião e a Maria Fumaça, de A. A. Araújo e L .R. Bonfim). A Estação de Juacema foi demolida, pena não podermos encontrar e registrar os vestígios deixados por Lampião em suas janelas. Restou apenas a caixa d'água para memória dos que sentem sua falta. Nota-se que possuía mais um desvio, devido a distância entre a linha e a plataforma, que foi erradicado pela FCA, e que era longo, para grandes composições.
(Fontes: Sydney Corrêa; Acervo Oleone Coelho Fontes; A. A. Araújo e L .R. Bonfim: Lampião e a Maria Fumaça, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Juacema, sem data. Acervo Oleone Coelho Fontes. Reproduzido do livro Lampião e a Maria Fumaça, de A. A. Araújo e L .R. Bonfim

A plataforma da estação que ainda resta em 2010. Foto Sydney Corrêa
   
     
     
Atualização: 23.12.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.