A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Catu
Pau Lavrado
Sítio Novo
...

Linha tronco e Centro (1940)
 
 
E. F. Bahia ao São Francisco (1880?-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
PAU LAVRADO
Município de Catu, BA
Linha Centro - km 99,414 (1960)   BA-2233
  Inauguração: 1880?
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1936
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo baiano em 1903, repassada a outros concessionários até que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935, a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses, já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980, e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pau Lavrado, inaugurada em 1880 - de acordo com o Guia Geral das Estradas de Ferro, de 1960, embora literatura de 1886 não mostre a estação em sua relação de paradas - foi reconstruída em 1936 e já foi demolida. Curiosamente, era de um aspecto diferente dos outros da linha, quase todos reconstruídos nos anos 1940. O que sobra hoje são apenas restos da plataforma, onde existem uns banquinhos em que a população local vai se sentar. O vilarejo tem a parte mais alta acompanhando a rodovia BR-110, que liga Salvador a Alagoinhas, enquanto na parte mais baixa passa a linha. Ainda há postes de eletrificação por ali, o que é raro na antiga linha da Leste. O local é um bairro afastado no município de Catu. (Fontes: Guias Levi, edições de 1932 a 1984; Estradas de Ferro do Brazil, de Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr., 1886; Boletim Centro-Oeste, 1992; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação atual de Pau Lavrado, foto de 1936, ano de sua reconstrução. Relatório da VFFLB de 1936, Acervo Centro-Oeste

Hoje nada sobrou da velha estaçãozinha, somente ao longe alguns postes metálicos da antiga eletrificação. Foto de 22/01/2005, por Ralph M. Giesbrecht

Hoje nada sobrou da velha estaçãozinha, somente ao longe alguns postes metálicos da antiga eletrificação. Foto de 22/01/2005, por Ralph M. Giesbrecht
   
     
     
Atualização: 08.10.2007
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.