A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Santiago
Catu
Pau Lavrado
...

Linha tronco e Centro (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
 
E. F. Bahia ao São Francisco (1863-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
CATU
Município de Catu, BA
Linha tronco - km 92,573 (1960)   BA-2572
Altitude: 77 m   Inauguração: 13.02.1863
Uso atual: fechada (2008)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1943
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo baiano em 1903, repassada a outros concessionários até que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935, a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses, já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980, e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
 
A ESTAÇÃO: A estação de Catu se localiza na parte baixa da cidade, por onde passa a linha.

Da frente da estação, de estilo característico das estações de terceira classe da Leste Brasileiro reconstruídas nos anos 1940, sai uma rua larga, em aclive que dá exatamente em frente à igreja Matriz, a uns 200 metros dali.

Em 2003, depois de estar abandonada e ter sido invadida por mendigos e usuários de drogas, havia sido recentemente recuperada e cedida pela Prefeitura para diversos usos, sendo um deles a sede de uma associação beneficente. Podia-se notar o piso de cerâmica hidráulica e ainda um banco de madeira que, segundo a senhora da associação que ali estava quando visitei o prédio, era da própria estação. No prédio havia uma placa que mostrava a data de inauguração do prédio atual - 12/04/1943.

Pouco mais de três anos depois de minha visita, em junho de 2008, a estação estava abandonada, fechada e com portas e janelas lacradas. Uma vergonha.

ACIMA: Estação original de Catu, provavelmente no início do século 20, pois os trilhos em primeiro plano ainda possuíam bitola larga de 1,60m, que foram reduzidos para métrica (Acervo Antonio Sergio Faria de Souza). ABAIXO: O Presidente eleito Affonso Penna viajava pelo Brasil antes da posse em novembro: aí está ele desceondo do trem (ainda na escada) na estação do Catu (e fora da plataforma) quando viajava para a cidade de Joazeiro, que era então o final da linha (O Malho, 16/6/1906).



1897
AO LADO: A cidade de Catu em 1897. (Diario de uma expedição, Alagoinhas, 31 de agosto (de 1897), O Estado de S. Paulo, 12/9/1897 - Euclides da Cunha).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Roosevelt Reis; Tiago Amorim; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Euclides da Cunha: Diario de uma expedição, Alagoinhas, 31 de agosto (de 1897), O Estado de S. Paulo, 1897; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XX, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação e sua plataforma, em 1958. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XX, 1958

A estação, em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

Banco original da estação, ainda dentro dela, em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

Piso hidráulico da estação, em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

A caixa d'água, em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Catu, abandonada em julho de 2008. Foto Tiago Amorim
   
     
Atualização: 25.11.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.