|
|
Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1913-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ARACAJU
Município de Aracaju, SE |
Linha Norte - km 428,241 (1960) |
|
SE-2578 |
Altitude: 1 m |
|
Inauguração: 10.07.1913 |
Uso atual: abandonada (2023) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1940 (provavelmente) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Inicialmente
chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação
de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887
até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para
a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo
Aracaju em 1913, Cedron em 1915 e Propriá somente em 1920,
às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a
linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente em 1972,
quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a interligação
ferroviária direta com o Nordeste. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Aracaju foi inaugurada em 1913, como ponta de linha, na
continuação da então linha do Timbó,
que desde 1887 não era prolongada. A cidade já era capital
do Estado desde o ano de 1855.
A estação original era pequena e modesta. Durante a
revolução de 1930, por onde as tropas passaram, seu
pátio ficou muitas vezes lotado de curiosos, como pode ser
visto na foto abaixo.
Somente nos anos 1940 a estação foi demolida para a
construção da atual, mais moderna e maior".
A estação está localizada na Praça dos Expedicionários, no
bairro Siqueira Campos, em Aracaju. Prédio imponente que se destaca
por estar em uma praça bem espaçosa e, também, por estar em nível
superior com uma grande rampa de acesso" (Elias Vieira,
23/09/2005).
Quanto à estação original, até pelo menos
os anos 1970 ela ainda existia com outras funções, mas
estando então mal conservada, aparentemente com favelas junto
à plataforma e um caminhão estacionado sobre ela (ver
quarta foto ao pé da página).
A estação foi utilizada pela FCA e restaurada, tendo
sido reentregue pela empresa em 22/01/2004. Em junho de 2007, a FCA parou de transportar combustíveis para Sergipe, reduzindo drasticamente
sua atuação no Estado, afirmando que continuaria a transportar
cimento; porém, já havia rumores sobre o fechamento
da estação.
Em 2012, os trens acabaram de vez. Quatro anos depois... "Sou
morador de Aracaju e acompanho a deterioração da ferrovia desde que
a FCA devolveu o trecho à União. Enquanto a concessionária ainda administrava
o trecho, havia manutenção frequente com "autos de linha", entre Aracaju
e a Bahia. O tráfego está interrompido desde 2013 e a linha completamente
abandonada. Tive a oportunidade de acompanhar o último trem que partiu
de Aracaju, em 2013, com uma locomotiva "U-20" em cada ponta, carregando
os últimos vagões de combustível, cerca de 20 vagões. Parte do trecho
urbano de Aracaju já está coberta de asfalto. Os prédios da antiga
Leste em Aracaju, bem como a estação ferroviária, estão abandonados
e sem perspectiva de recuperação. Diversas reportagens foram veiculadas
na imprensa local tratando do abandono da ferrovia. No antigo pátio
de Aracaju existem alguns vagões bastante deteriorados com o logotipo
da "BR", pintados nas cores verde e amarelo, bem como alguns vagões
de combustível enferrujados. Não existe interesse das autoridades
locais em recuperar a ferrovia. Há projetos para transformar parte
do antigo leito urbano em "BRT", porém em 2017 havia somente lixo
e trechos cobertos por asfalto, além de carcaças de carros, móveis
e etc. Podemos observar que na zona rural árvores e muito mato já
cresceram. Enfim, esse é o panorama da antiga Leste, no trecho
sergipano, em 2017" (Felippe Medeiros Tavares, 28/12/2017).
Em 2022, embora houvesse uma placa no pátio falando de restauros no pátio e na estação, em março desse mesmo ano ainda se mantinha o abandono, segundo Rodrigo Henrique neste ano.
Em junho de 2021, falava-se em restauração do prédio. que estava já abandonado desde 2012, mesmo sendo o prédio já tombado pelo IPHAN. Em 2023, não sei se estava em obras ou se já havia sido restaurado.
ACIMA: Comitiva de Getulio Vargas em visita a Aracaju, em frente à estação (Revista da Semana, setembro de 1933).
ACIMA: Estação de Aracaju (Sem data. Autor desconhecido).
ACIMA:
Plataformas da estação de Aracaju nos anos 1950 (IBGE).
ACIMA: Localização do centro
de Aracaju. A estação estaria no cruzamento das linhas
(a linha
que vai para leste seria a do porto) (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. n,
1960)
ACIMA: A estação, provavelmente no final dos anos 1970 (Autor desconhecido).
ACIMA: O pátio da estação de
Aracaju em 2010 (Foto Marcus Vinicius S. Gonçalves).
ACIMA: Prédio da estação em janeiro de 2012 (Foto Rodrigo Henrique em 12/01/2012).
ACIMA: O último trem que passou em Aracaju.
A foto foi tirada em 2012, a composição estava passando na linha singela que atravessava a cidade na Avenida Rio de Janeiro e era composta por 10 vagões para transporte de derivados de petróleo e uma U20 na ponta e outra na cauda. Depois dessa data a antiga FCA encerrou as operações e os trilhos ficaram abandonados. Parte dos trilhos está hoje coberta de asfalto, no momento a avenida está em obras para expansão das vias de rodagem e os trilhos serão totalmente cobertos. O flagrante da composição se deu próximo à estação ferroviária, que está completamente depredada em 2019 (Felippe Medeiros Tavares, foto de 2012 e texto de 23/11/2019).
.
ACIMA: Mapa localizando a
estação, em 2015, na Praça dos Expedicionários,
com o pátio em curva
(Google Maps).
ACIMA: O abandono da estação e pátio de Aracaju em 2018 (Autor desconhecido)
ACIMA: A estação de Sergipe em 2021 (Autor desconhecido)
.
(Fontes: Felipe Aracaju; Gutierrez
L. Coelho; Elias Vieira; Marcus Vinicius S. Gonçalves; Illustração
Brasileira, 1923; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro, 1960; Guias Levi,
1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Aracaju, em foto publicada na Revista
Illustração Brasileira de 2/6/1923 |
A ainda modesta e pequena estação de Aracaju durante
a Revolução de 1930, em 16 de outubro. Autor desconhecido |
Fachada da estação em 1956. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958 |
Prédio desativado da estação original de
Aracaju nos anos 1970. Autor desconhecido |
Hall da estação em 09/2005. Foto Elias Vieira |
Porta principal da estação em 09/2005. Foto Elias
Vieira |
A estação em 09/2005. Foto Elias Vieira |
Pátio da estação em 09/2005. Foto Elias
Vieira |
A estação em 09/2005. Foto Elias Vieira |
Em 2011, a estação já necessitava uma mão
de pintura. Talvez duas. Foto Gutierrez L. Coelho |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
27.07.2023
|
|