A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Ibura
Laranjeiras
Riachuelo
...

Linha Norte em Sergipe (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1914-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
LARANJEIRAS
Município de Laranjeiras, SE
Linha Norte - km 445,768 (1960)   SE-2579
Altitude: 6 m   Inauguração: 22.03.1914
Uso atual: abandonada e em ruínas (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Inicialmente chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887 até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo Aracaju em 1913, Cedron em 1915 e Propriá somente em 1920, às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente em 1972, quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a interligação ferroviária direta com o Nordeste.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Laranjeiras foi inaugurada em 1914, no trecho aberto entre Aracaju e Rosário do Catete. A cidade já existia como município desde 1832.

Os trens de passageiros na linha pararam em 15 de março de 1977.

Depois da privatização da linha em 1997, Laranjeiras passou a ser a penúltima estação da linha por onde trafegava o trem cargueiro da FCA vindo do sul, que estaria seguindo até a estação
de Riachuelo, onde carregava produtos químicos das fábricas da região. A estação já estava em ruínas em 2009.

Em 2013, os trens acabaram de vez. Quatro anos depois... "Sou morador de Aracaju e acompanho a deterioração da ferrovia desde que a FCA devolveu o trecho à União. Enquanto a concessionária ainda administrava o trecho, havia manutenção frequente com "autos de linha", entre Aracaju e a Bahia. O tráfego está interrompido desde 2013 e a linha completamente abandonada. Em Laranjeiras a estação, localizada distante da cidade, se encontra em avançado estado de deterioração. Os ramais das fábricas de cimento na cidade de Laranjeiras também estão completamente abandonados. Enfim, esse é o panorama da antiga Leste, no trecho sergipano, em 2017 (Felippe Aracaju, 28/12/2017).

Ainda em 2017, não havia qualquer perspectiva de recuperação para a velha estação.

ACIMA: Acidente em 18 de março de 1946, entre as estações de Laranjeiras e de Riachuelo. O trem de passageiros dirigia-se para Capela. O trem, superlotado de passageiros, perdeu os freios ao descer uma rampa em velocidade excessiva. CLIQUE SOBRE A FOTO PARA TER MAIS DETALHES (Noite Ilustrada, 25/3/1946). ABAIXO: A estação e suas ruínas em 2010 (Foto Sydney Corrêa).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1914 a 1977. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).

1930/1960
ACIMA:
O local da estação é próxima à sede do município, mas não está assinalada no mapa (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. n, 1960). AO LADO: A via férrea sofre com as chuvas que causaram a inundação dos rios Cotinguiba e Tramandaí em 1930 (Folha da Manhã, 12/6/1930).
(Fontes: Fernando da Silva Rodrigues; Gutierrez L. Coelho; Jaciara Andrade; Sydney Corrêa; Folha da Manhã, 1930; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1956. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958

A estação em ruínas em 2010. Foto Sydney Corrêa

A estação em ruínas em 2010. Foto Sydney Corrêa

A estação em 22/10/2011, Foto Gutierrez L. Coelho

A ex-estação em abril de 2014. Foto Fernando da Silva
Rodrigues
 
     
Atualização: 28.12.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.