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Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1913-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SALGADO
Município de Salgado, SE |
Linha Norte - km 356,747 (1960) |
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SE-2584 |
Altitude: 102 m |
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Inauguração: 10.07.1913 |
Uso atual: abandonada (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Inicialmente
chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação
de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887
até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para
a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo
Aracaju em 1913, Cedron em 1915 e Propriá somente em 1956,
às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a
linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente nos anos
1970, quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo
a interligação ferroviária direta com o Nordeste. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Salgado foi inaugurada em 1913, na continuação
da então linha do Timbó, que desde 1887 não
era prolongada. Com a chegada dos trilhos até aquela localidade,
conhecida então apenas como uma fazenda às margens do
rio Piauitinga, o pequeno povoado começou a crescer devido
às suas águas termais, procuradas agora com facilidade
por gente de outras cidades do Estado, com as facilidades da ferrovia.
Da mesma forma, a cidade de Estância, fora dos trilhos,
passou a se utilizar da estação como meio para ir a
Aracaju, construindo uma estrada pedagiada nos anos 1910 que
a ligasse à nova estação.
"Já em 1920, cerca de 20 automóveis estacionavam
ao lado do ponto de parada ferroviária a fim de conduzir passageiros
que se destinavam aos municípios do sul do Estado que não
eram servidos de ferrovia" (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros,
1958).
Em 1927, foi criado o município de Salgado, com o crescimento
que a existência da estação proporcionou.
Nos anos 1950, Salgado era a única estância hidromineral
do estado de Sergipe e tinha a estação ferroviária
situada a cerca de 2 km do seu centro urbano, o que vale dizer que
o crescimento maior da cidade foi em pontos mais afastados da estação.
Pela foto abaixo, a estação esteve sendo utilizada pela
FCA, mas, em 2018, a linha já estava inativa e abandonada. Em 2021, segundo o Médico Clyton Houly, a situação era a mesma, mas havia tentativas para a restauração do prédio, queera muito importante para a cidade, pois que esta só existe por causa da estação ali fundada em 1913.
Em 2022, a estação se encontrava abandonada e em ruínas e, pela grandeza do pátio, com várias linhas auxiliares, parecia ter sido uma estação bem importante.
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1923
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de
S. Paulo, 12/10/1923).
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ACIMA: A estação de Salgado, que,
pelo menos à época deste mapa (1960) ficava um pocuo
afastada da cidade (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. n, 1960).
(Fontes: Médico Clynton Houly, 2021; Roosevelt Reis; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1956. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958 |
A estação,já em ruínas em 12/1/2022. Foto Rodrigo Henrique |
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Atualização:
15.05.2022
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