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Indice de estações
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Ponta da Areia
Campo de Viação
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Saída para o ramal de Caravelas: Caravelas
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Bahia-Minas
(1891-1912)
Chemins de Fer Federaux de l'Est Bresilien (1912-1936)
E. F. Bahia-Minas (1936-1965)
Viação Férrea Centro-Oeste (1965-1966) |
PONTA
DA AREIA
Município de Caravelas, BA |
E. F. Bahia-Minas - km 0 (1960) |
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BA-0199 |
Altitude: 3 m |
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Inauguração: 1881 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1881 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Bahia
a Minas começou a ser aberta em 1881, ligando finalmente Caravelas,
no litoral baiano, à serra de Aimorés, na divisa com
Minas Gerais, um ano depois. Somente em 1898 a ferrovia chegaria a
Teófilo Otoni, e em 1918, a Ladainha. Em 1930 atingiu Schnoor.
Em 1941, chegou a Alfredo Graça, e, em 1942, chegou em Arassuaí,
seu ponto final definitivo. A ferrovia originalmente pertencia à
Provincia da Bahia; em 1897 passou a ser propriedade do Estado de
Minas Gerais, para, em 1912, passar a ser administrada pelos franceses
da Chemins de Fer Federaux de L'Est Brésilien até 1936,
retornando nesse ano a ser uma ferrovia isolada. Em 1965, foi encampada
pela V. F. Centro-Oeste e finalmente extinta em 1966. Embora tenha
havido planos para a união da ferrovia com a Vitória-Minas,
tal nunca ocorreu e ela permaneceu isolada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1881 (ou 9/11/1882, segundo o Guia Geral de Estradas
de Ferro do Brasil de 1960). Ficava na localidade de Ponta da
Areia, aparentemente criada para ser o km zero da ferrovia.
Em
1881, inauguraram-se os primeiros 500 metros da ferrovia a partir
dessa estação, num gesto simbólico.
Somente em
09.11.1882 é que a ferrovia começou a operar, chegando
à serra dos Aimorés.
Em 1893... "Só há
um trem obrigatório por semana, o qual parte da estação de Caravelas
(Ponta de Areia) às 6 horas da manhã, nos domingos, e chega a Urucu
às 6 horas da tarde. Volta de Urucu às 6 horas da manhã, nas segundas-feiras,
e chega a Caravelas às 6 horas da tarde. Os trens de cargas são em
dias indeterminados, de acordo com as necessidades do tráfego; partindo
quase sempre depois da chegada dos vapores ao porto de Caravelas"
(Pedro Versiani: Relatório do engenheiro fiscal
da Estrada de Ferro Bahia e Minas, 1893).
Já em
1908... "Devido a sérios distúrbios havidos
em maio findo em Ponta da Areia, sede da estação inicial,
do escritório central, das oficinas e mais dependencias desta
Estrada, e no qual esteve envolvido quase todo o seu pessoal, não
houve no ano findo (1908) a devida regularidade no tráfego
desta estrada". (Mensagem apresentada a Assemblea Geral
Legislativa do Estado da Bahia na abertura da 1a Sessão Ordinaria
da 10a Legislatura pelo Dr. João Ferreira de Araujo Pinho, Governador
da Bahia,
1909).
O que teria havido? Uma revolta? Por qual motivo?
As condições da estrada não eram boas: no mesmo
relatório, havia reclamações do engenheiro fiscal
quanto ao estado dos trilhos, "estragados pelo uso de 25 anos".
A estação,
até os anos 1940, chamava-se Central. Somente nessa
época é que teve o nome alterado para o da localidade.
"De Caravelas para Ponta de Areia, costumavam ir pessoas e
cargas pequenas, como peixe. Lá, ancoravam navios que eram
carregados com madeira bruta, que vinha de Aimorés, Argolo
e Artur Castilho. Aquilo era tudo mataria. O Areriacararí era
um navio de dois ou três porões, que saía pendendo
de madeira. Tinha as pitombas, lugares que eram enchidos com madeira
bruta. Em cada balcão daqueles, trabalhava-se com pranchas
dia e noite, descarregando. Havia uma pessoa que ia emendando as toras
em cordas, para embarcar nos navios" (Oronilides de Oliveira,
ex-telegrafista da Baiminas).
A estação foi fechada
em 1966, com o fim das atividades da ferrovia.
"Uma semana
antes do carnaval de 1980 estive em Ponta de Areia para conhecer a
estação. Infelizmente só havia ruínas. Segundo um funcionário da Aeronáutica que trabalhava
na Base de Caravelas, e que tinha sido funcionário da E. F. Bahia-Minas,
e transferido para a Aeronáutica após a extinção da ferrovia, o prefeito
de Caravelas, do PMDB, queria fazer uma praça onde ficava o terminal
de Ponta de Areia. Com medo do tombamento da estação por causa da
música do Milton Nascimento, o prefeito autorizou a população a retirar
todo material de construção que quizesse do prédio principal da estação.
Assim tudo foi retirado. Fotografei o que sobrou: as ruínas da estação,
do pier, das oficinas e a caixa d'agua" (Carlos Augusto
Leite Pereira, 11/2007).
"Ponta de areia, ponto final
/ da Bahia Minas, estrada natural / Que ligava Minas ao porto, / ao
mar, / caminho de ferro / mandaram arrancar / Velho maquinista com
seu boné / lembra o povo alegre / que vinha cortejar / Maria-fumaça
não canta mais, / para moças flores, / janelas e quintais
/ Na praça vazia um grito, um ai, / casas esquecidas, / viúvas
nos portais" (Ponta de Areia - Milton Nascimento
e Fernando Brant).
ACIMA: Percurso da Bahia-Minas no município
de Caravelas, onde começava a linha. A estação
de Ponta da Areia está no estuário do rio Peruípe,
a leste (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume
VI, IBGE, 1958).
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sem data
AO LADO: Bilhete de segunda classe usado por passageiro que fez o percurso da estação Central (pelo que entendo, Ponta da Areia) à de Mata, sem data e com o valor de 29 cruzeiros impressos (Cessão Geraldo Fernandes do Carmo em 2023) |
ACIMA: O que sobrou das oficinas de Ponta da Areia,
em fevereiro de 1980.(Foto Carlos
Augusto Leite Pereira).
ACIMA: Ainda as oficinas, à esquerda,
e, à direita, o pouco que sobrou do antigo pier
em fevereiro de 1980. (Fotos Carlos
Augusto Leite Pereira).
ACIMA: A estação de Ponta da Areia teria sido exatamente aqui um dia? (Foto Cristofer em 2020).
(Fontes: Geraldo Fernandes do Carmo, 2023; Carlos Augusto Leite Pereira; Carlos Ralile;
Oronilides de Oliveira; Pedro Versiani: Relatório do engenheiro fiscal
da Estrada de Ferro Bahia e Minas, 1893; Mensagem apresentada
a Assemblea Geral Legislativa do Estado da Bahia na abertura
da 1a Sessão Ordinaria da 10a Legislatura pelo Dr. João Ferreira de
Araujo Pinho, Governador da Bahia, 1909; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação da Ponta da Areia, inteira. Autor desconhecido;
data ignorada |
Demolição da estação. Acervo Carlos
Ralile |
Ruínas da estação de Ponta da Areia, em
fevereiro de 1980. Foto Carlos Augusto Leite Pereira |
Ruínas da estação de Ponta da Areia, ainda
com a plataforma, em fevereiro de 1980. Foto Carlos Augusto
Leite Pereira |
A caixa d'água da estação de Ponta da Areia,
em fevereiro de 1980. Foto Carlos Augusto Leite Pereira |
Ruínas da estação de Ponta da Areia, em
fevereiro de 1980. Foto Carlos Augusto Leite Pereira |
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Atualização:
05.05.2023
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