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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Canutama
Benevides
São Pedro
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Bragança (1884-1965)
BENEVIDES
Município de Benevides, PA
E. F. Bragança - km 28,388 (1960)   PA-4137
Altitude: 29 m   Inauguração: 24.06.1884
Uso atual: Banco do Cidadão (2008)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém, já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida, açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho, formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém, foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura, São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão. A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos, resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas. Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação, fechou de vez.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Benevides foi inaugurada em 1884 (há duas datas citadas: 24 de junho e 9 de novembro) como estação terminal provisória da ferrovia, aguardando a construção do prolongamento, que se concretizou já no ano seguinte. A ferrovia, no entanto, chegou a Benevides encontrando a colônia, fundada em 1875 com enormes festividades e a instalação de muitos imigrantes franceses, italianos e espanhóis, já em fase decadente, pois a previsão de que os seus produtos iriam suportar a manutenção do tráfego não se realizara infelizmente. A colônia teria sido extinta em 1877 (ver caixa abaixo), mas a estação manteve-se na ferrovia.

Em 1896, o quadro de estações e paradas da linha era este. A linha chegava
até Castanhal e tinha oito estações. A de Belém era a 1a e a de Benevides, a 4a. Havia ainda 16 paradas, tudo isso em 75 km de linha-tronco (Folha do Norte, 29/2/1896).

"Chegava-se a Benevides nos mesmos moldes da parada anterior (Marituba, segundo a relatora), mas lá havia um ramal, uns 11 km de estrada com um trenzinho puxado a burro. O ramal ia à vila de Benfica. Ainda andei no trenzinho (de Benfica), um barato! Era um lindo lugar à beira de um rio" (Júlia, a "Julinha", 80 anos em 2003, Professora da UFPA).

A velha estação, desativada com o fim da ferrovia nos anos 1960, foi adaptada para funcionar como Banco do Cidadão, mas dá para reconhecer. A plataforma foi fechada com paredes e coberta por uma laje de concreto.

1875
AO LADO:
Sobre a colonia de Benevides,antes ainda da ferrovia e a estação existirem (A Provincia de S. Paulo, 21/10/1875).

1877
AO LADO:
A colonia de Benevides,foi fechada neste ano (A Provincia de S. Paulo, 06/03/1877).

ACIMA: A estação e a colônia de Benevides, com a data da implantação desta última (1883). O mapa é de 1908. Aparece também o ramal do trenzinho a burro para Bemfica, aberto, segundo o mapa, em 1875 (Revista Brasileira de Geografia, jul-set 1961).

ACIMA: À beira do leito da antiga estrada de ferro, a bela casa do início do século XX. Terá sido parte da ferrovia? (Foto José Q. Alencar em 2008).

(Fontes: José Maria Quadros de Alencar: Blog do Alencar, 26/01/2008; Folha do Norte, 29/2/1896; Revista Brasileira de Geografia, julho-setembro de 1961; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A antiga estação de Benevides, embora bastante descaracterizada...

...sobrevive de pé em janeiro de 2008. À sua frente, o fotógrafo, José de Alencar
     
     
Atualização: 04.06.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.