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E. F. Bragança
(1884-1965) |
BENEVIDES
Município de Benevides, PA |
E. F. Bragança - km 28,388 (1960) |
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PA-4137 |
Altitude: 29 m |
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Inauguração: 24.06.1884 |
Uso atual: Banco do Cidadão (2008) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1616,
quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém,
já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida,
açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram
surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento
da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações
por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho,
formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua
e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo
Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na
região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa
dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São
Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias
demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de
junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides
e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém,
foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e
em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura,
São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão.
A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como
o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos,
resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas.
Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado
tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para
administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação,
fechou de vez. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Benevides foi inaugurada em 1884 (há duas datas citadas:
24 de junho e 9 de novembro) como estação terminal provisória
da ferrovia, aguardando a construção do prolongamento,
que se concretizou já no ano seguinte. A ferrovia, no entanto,
chegou a Benevides encontrando a colônia, fundada em
1875 com enormes festividades e a instalação de muitos
imigrantes franceses, italianos e espanhóis, já em fase
decadente, pois a previsão de que os seus produtos iriam suportar
a manutenção do tráfego não se realizara
infelizmente. A colônia teria sido extinta em 1877 (ver caixa abaixo), mas a estação manteve-se na ferrovia.
Em 1896, o quadro de estações
e paradas da linha era este.
A linha chegava até Castanhal
e tinha oito estações. A de Belém era
a 1a e a de Benevides, a 4a. Havia ainda 16 paradas, tudo isso
em 75 km de linha-tronco (Folha do Norte,
29/2/1896).
"Chegava-se a Benevides nos mesmos
moldes da parada anterior (Marituba, segundo a relatora), mas lá havia
um ramal, uns 11 km de estrada com um trenzinho puxado a burro. O
ramal ia à vila de Benfica. Ainda andei no trenzinho (de Benfica),
um barato! Era um lindo lugar à beira de um rio" (Júlia,
a "Julinha", 80 anos em 2003, Professora da UFPA).
A
velha estação, desativada com o fim da ferrovia nos anos 1960, foi
adaptada para funcionar como Banco do Cidadão, mas dá para reconhecer.
A plataforma foi fechada com paredes e coberta por uma laje de concreto.
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1875
AO LADO: Sobre a colonia de Benevides,antes ainda da ferrovia e a estação existirem (A Provincia de S. Paulo, 21/10/1875). |
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1877
AO LADO: A colonia de Benevides,foi fechada neste ano (A Provincia de S. Paulo, 06/03/1877). |
ACIMA: A estação e a colônia
de Benevides, com a data da implantação desta última
(1883). O mapa é de 1908. Aparece também o ramal do
trenzinho a burro para Bemfica, aberto, segundo o mapa, em 1875 (Revista
Brasileira de Geografia, jul-set 1961).
ACIMA: À beira do
leito da antiga estrada de ferro, a bela casa do início do
século XX. Terá sido parte da ferrovia? (Foto José
Q. Alencar em 2008).
(Fontes: José Maria Quadros de Alencar:
Blog do Alencar, 26/01/2008; Folha do Norte, 29/2/1896; Revista Brasileira
de Geografia, julho-setembro de 1961; Guia Geral de Estradas de Ferro
do Brasil, 1960) |
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A antiga estação de Benevides, embora bastante
descaracterizada...
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...sobrevive de pé em janeiro de 2008. À sua frente,
o fotógrafo, José de Alencar |
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Atualização:
04.06.2021
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