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E. F. do Norte (1876-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CAÇAPAVA
Município de Caçapava, SP |
Ramal de São Paulo - km
365,725 (1928) |
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SP-0722 |
Altitude: 557 m |
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Inauguração: 01.10.1876 |
Uso atual: restaurada (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1922 |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Caçapava foi aberta pela E. F. do Norte em 01 de outubro de 1876, com a chegada do primeiro trem à estação. Porém, um jornal de Guaratinguetá anunciava primeiro, que ela teria sido aberta em 15 de agosto; depois, em 15 de setembro. Teria sido engano ou outros fatos ocorreram para justificar as reportagens? Isto não foi incomum de ocorrer em outras estações da mesma linha (Ver caixas abaixo, de 1876). Estes casos de diferenças de datas de inaugurações podem ter várias razões, e é difícil de saber por que ocorrem.
A partir de 1º de novembro, os trens para Caçapava passavam a ser regulares - ou seja, diários - desde São Paulo, sem a troca em São José (Ver caixas abaixo, de 1876).
Em 3/7/1922, a revista Portugal-Brasil, A Hora
Gloriosa da Raça (ed. Monteiro Lobato e Cia, 1922) publicava o
que aconteceu durante as homenagens aos pilotos portugueses Gago
Coutinho e Sacadura Cabral, nessa estação: "A
estação da Central (em Caçapava), garridamente adornada de flores
naturaes e folhagens apresentava bello aspecto, e toda a extensão
dos desembarcadouros lateraes, num trecho de trezentos metros, constituía
uma avenida de palmeiras com varios arcos de triumpho nos quaes se
ostentavam os pavilhões brasileiro, portuguez e das nações européas.
Ás 9 horas, o recinto da Central e immediações regorgitava de povo,
fazendo parte da numerosa assistência as autoridades civis da cidade
e as autoridades militares (...). Á chegada do especial executou optimo
numero do seu repertorio a corporação musical que ali se achava; foram
queimadas varias gyrandolas de foguetes tiro real,e estrondosas palmas
festejavam os illustres viajantes (...).
Um ano depois, em abril de 1924, passou a operar partindo desta estação,
que ainda mantinha o seu prédio original, um ramal da Cia.
Norte Paulista de Combustíveis, de 12 km e bitola larga (1m60),
que transportava linhito das suas minas. O ramal chegava até
a entrada destas (ver caixa abaixo). Segundo Marco Giffoni, parte desse ramal
seria (em 2007) o atual desvio que serve à Mafersa e que deve ter
(hoje), no máximo, 1 km, pois termina próximo à via Dutra: "Essas
minas não existem mais, estou tentando conseguir uma cópia de um mapa
onde aparece o traçado do ramal. A linha a partir da Mafersa seguia
além de onde hoje se encontra a Dutra e os demais pontos por onde
ela passava atualmente são bairros. Acredito que não haja mais nenhum
vestígio do ramal depois da Mafersa" (Marco Giffoni, 06/2007). (Veja caixas abaixo).
A estação foi utilizada parcialmente pela MRS, concessionária que
operava a linha desde 1997, até 2008. Neste ano a MRS entregou
a estação para a Prefeitura, que o abandonou. Em 2018, a estação havia sido recentemente restaurada, mas seu uso era-me desconhecido.
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1876
AO LADO: O jornal do Povo, de Guaratinguetá, anunciou - e a Provincia copiou - que a estação de Caçapava
teria sido inaugurada no dia 15 de agosto (A Provincia de S. Paulo, 23/8/1876). |
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1876
AO LADO: O mesmo jornal depois anuncioava que a estação deveria ter sido aberta no dia 15 de setembro (A Provincia de S. Paulo, 17/9/1876). |
ACIMA: A estação e a linha para São Paulo agora seria inaugurada em 1º de outubro de 1876 (A Provincia de S. Paulo, 28/9/1876).
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1876
AO LADO: Os trens para Caçapava começarão em 1º de novembro a ter tráfego regular (diário) (A Provincia de S. Paulo, 31/10/1876). |
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1879
AO LADO: Estabelece-se um hotel e restaurante junto à estação em Caçapava
(A Provincia de S. Paulo, 1/1/1878). |
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1879
AO LADO: Descarrilamento em Caçapava
(A Provincia de S. Paulo, 30/05//1879). |
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1888
AO LADO: Acidente com morte na estação de Caçapava
(A Provincia de S. Paulo, 10/3/1878). |
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1893
AO LADO: Acidente na estação de Caçapava
(O Estado de S. Paulo, 4/11/1893). |
ACIMA: Trem passando pela estação
(ainda a velha) em Caçapava, durante o movimento civilista
de 1910 (Autor desconhecido).
ACIMA: Trem chgando à estação de Caçapava, em 1912 (Foto Galeano, para a revista Illustraçãp Paulista).
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1920
AO LADO: Desvio industrial em Caçapava
(O Estado de S. Paulo, 1/2/1920). |
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1922
AO LADO: Ainda sobre o desvio industrial em Caçapava
(O Estado de S. Paulo, 3/2/1922). |
ACIMA: Prédio da Cia. de Força
e Luz Norte de S. Paulo, à beira da linha antiga da Central,
sentido SP, antes da parada Santa Luzia, num local onde hoje fica
o bairro Vila Nossa Senhora Aparecida, em 1922 (nos anos 1950,
o leito foi deslocado na construção de uma variante).
Segundo Marco Giffoni, ainda existem ruínas do prédio
(Autor desconhecido - foto publicada em 1922).
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1923
AO LADO: Acidente em Caçapava
(O Estado de S. Paulo, 2/4/1923).
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1924
AO LADO: A primeira inauguração
do ramal da CNPC teria sido em 22 de abril, segundo esta reportagem
do jornal (O Estado de S. Paulo, 25/4/1924).
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1924
AO LADO: A inauguração
do ramal teria sido em 23 de abril, segundo esta reportagem
no mesmo jornal... deve ter sido confusão, muito comum
naquela época... (O Estado de S. Paulo, 1/5/1924).
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1925
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 4/8/1925).
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ACIMA: Descarrilamento
em Caçapava (O Estado de S. Paulo, 9/3/1926).
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1932
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 28/5/1932). |
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1932
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 29/5/1932). |
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1935
AO LADO: Acidente em Caçapava atrasa os trens noturnos
(O Estado de S. Paulo, 19/12/1935). |
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1940
AO LADO: Mais um acidente em Caçapava atrasa os trens para S. Paulo
(O Estado de S. Paulo, 1/6/1940). |
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1941
AO LADO: Outro acidente em Caçapava atrasa os trens noturnos
(O Estado de S. Paulo, 25/5/1941). |
ACIMA: Em foto de 1960, trem especial
da Central do Brasil no X Congresso (de que?) trafega pelo ramal e
já dentro da Mafersa (47 anos atrás!). Nessa época,
o ramal para as minas já estava desativado (Foto Leonardo Bloomfield,
1960).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2001;
Rafael Trindade, 2021; Rafael Asquini; Marco Giffoni; Fernando Schimidt, 2000; Leonardo Bloomfield;
Paulo Jair de Souza; O Estado de S. Paulo, 1923, 1924 e 1925; Max
Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928;
Portugal-Brasil: A Hora Gloriosa da Raça, 1922; Brasil Ferrocarril:
nro 343, 24/4/1924; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação original. Acervo Paulo Jair de Souza |
Estação original de Caçapava, em 1929.
Foto do acervo de Juvenal, da relojoaria de Caçapava,
cedida por Marco Giffoni |
Nas plataformas da estação fechada , uma SD-18,
em dezembro de 2000. Foto Fernando Schimidt |
Nas plataformas da estação fechada , uma SD-38
da MRS, em dezembro de 2000. Foto Fernando Schimidt |
A estação e suas plataformas, em 30/04/2001. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação e suas plataformas, em 30/04/2001. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 8/2009. Foto Rafael Asquini |
A estação em 8/2009. Foto Rafael Asquini |
O armazém, em 8/2009. Foto Rafael Asquini |
A estação em dezembro de 2018. Foto Marco Giffoni |
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Atualização:
12.08.2023
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