|
|
...
Renato Werneck
Cafelândia-nova
Paredão
...
Tronco NOB - 1935
IBGE-1973
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Noroeste do
Brasil (1970-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CAFELÂNDIA-NOVA
Município de Cafelândia, SP |
Linha-tronco (variante) - km |
|
SP-0717 |
Altitude: 433 m |
|
Inauguração: 1970 |
Uso atual: em reforma (2016) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1970 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
|
A ESTAÇÃO: Em 1970,
com a abertura da variante de Lins, a estação de Cafelândia
original foi desativada e na variante foi inaugurada uma nova. É uma
das poucas estações da antiga Noroeste que ainda mantém seus desvios,
que por sinal abrigam um cemitério de vagões.
Infelizmente em 2009 a ALL, então já concessionária
da linha da velha Noroeste, destruiu boa parte da plataforma de embarque
da estação de Cafelândia (ver fotos mais
abaixo) para que as locomotivas C-30 pudessem passar por ali.
Depois de anos abandonada, a estação estava sendo reformada
em novembro de 2016.
(Veja também CAFELÂNDIA-VELHA)
ACIMA: Na ainda ativa e bem conservada estação
de Cafelândia, em 1975, orgulhosos funcionários
da Noroeste posam em sua plataforma (O Avaiense, edição
de junho de 2008).
ACIMA: (esquerda) Casas ferroviárias no pátio
de Cafelândia sobrevivem como moradias... (direita) enquanto
a bilheteria do saguão da estação está
suja, pichada e depredada (Fotos Daniel Gentili em 14/2/2009).
ACIMA:
A ALL destruiu parte da antiga plataforma de embarque da estação
de Cafelândia para permitir a passagem das suas locomotivas
C-30. A foto é de 12/8/2009 (Foto Artur F. Silva).
ACIMA: Trem da ALL passando
pela abandonada e depredada estação em agosto de 2013
(Foto Luciana Bozzo Alves, que morou na casa 16 da vila ferroviária).
ACIMA: Vista de cima, a distância entre
as estações de Cafelândia: a plataforma da original
está à esquerda, a "nova", à direita.
Vejam que o limite da cidade era o pátio velho; depois da construção
do pátio novo, mais distante, a cidade cresceu no sentido deste
(Google Maps, 2014).
(Fontes: Fabio Spagnuolo Caldeira; Luciana Bozzo Alves; Artur
F. Silva; José H. Bellorio; Daniel Gentili; Google Maps, 2014;
O Avaiense, 2008; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; E. F. Noroeste do Brasil: Relatório
anual, 1954; IBGE, 1973; mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Plataforma de Cafelândia em 10/1979. Foto José
H. Bellorio |
Plataforma de Cafelândia em 10/1979. Esta foi a terceira
estação. Foto José H. Bellorio |
Ao fundo, a estação de Cafelândia atual
(02/2001). Foto José H. Bellorio |
Armazém e estação (ao fundo) de Cafelândia
(02/2001). Foto José H. Bellorio
FOTO CABEÇALHO: José H. Bellorio, em 15/05/2001
|
Placa da plataforma da estação de Cafelândia
(02/2001). Foto José H. Bellorio |
Plataforma e gare da estação em 14/4/2009. Notar
as pranchas abandonadas nos desvios. Foto Daniel Gentili |
Fachada da estação em 14/4/2009. Foto Daniel Gentili |
Foto panorâmica (clique sobre ela) da estação
em 8/2013. Foto Luciana Bozzo Alves |
A estação em reforma em 2/11/2016. Foto Fabio
Spagnuolo Caldeira |
A estação em reforma em 2/11/2016. Foto Fabio
Spagnuolo Caldeira |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
05.02.2018
|
|