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Parada Santa
Cantareira
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Cantareira-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2017
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Cia. Cantareira
(1894-1941)
E. F. Sorocabana (1941-1964) |
CANTAREIRA
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 12,532 (1960) |
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SP-1084 |
Altitude: 816 m |
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Inauguração: 23.09.1894 |
Uso atual: depósito da Sabesp (2018) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1893 |
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HISTORICO DA LINHA: O
Tramway da Cantareira foi construído em 1893 para levar materiais
para a construção da adutora que traria água do reservatório da Cantareira.
No ano seguinte ele já estava funcionando em toda a extensão, da estação
do Pari, na SPR, à Cantareira, pouco além do atual bairro do Tremembé.
Em 23/09/1895, foram instituídas viagens de recreio para a população
nos domingos e feriados e o transporte, poucos anos depois, tornou-se
diário. Como a estação inicial de embarque para o público, na rua
João Teodoro, era considerada longe do centro, prolongou-se em 1907
os trilhos até o atual Parque Dom Pedro II. Em 1908 iniciou-se a construção
do ramal para Guarulhos. Já em 1920, a Cantareira era deficitária
e o Governo tentou vendê-la à iniciativa particular, mas não houve
interessados. O trem era entretanto o único meio de transporte até
os bairros mais afastados e não era possível extingüi-lo. Em 1941,
foi incorporado à E. F. Sorocabana, mas a situação não se alterou
muito. A bitola estreita (60 cm) somente foi substituída pela métrica
em 1947 no trecho mais longo (Tamanduateí- Guarulhos) e em 1959 no
trecho original, enquanto a projetada eletrificação nunca veio. Em
1964, foi extinto o trecho original e em 31/05/1965, o trecho que
sobrou, Areal-Guarulhos, foi suprimido de vez. No lugar do trecho
entre a Luz e Santana existe hoje a linha do metrô, que também segue
depois disso, até o Tucuruvi, o trecho aproximado do antigo ramal
de Guarulhos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1894, como terminal da linha da Cantareira, quando houve as primeiras viagens do trem de passageiros em finais de semana que passaram a percorrer as linhas do tramway. Esta data de 23 de setembro. Também a data de 9 de novembro de 1893 pode ser considerada como a de abertura (ver caixas abaixo, de 1893 e 1894). Trens cargueiros já estavam utilizando a linha em 1893 - aliás, estes últimos forsam o motivo da ferrovia ter sido construída.
Ali se recebiam os materiais que possibilitaram a construção
do sistema de abastecimento que até hoje serve à Capital. Ainda em 1894 (Ver caixas abaixo, de 1893 e 1894)
passou também a ser usado como ponto de piqueniques para os
paulistanos, que ali desciam do trem.
Em 1964 foi desativada, com a linha, e a área toda passou a ser propriedade
da Sabesp, que ali mantém hoje um clube.
Em 2017, a estação estava de pé, servindo como depósito, ao
lado dos brinquedos do parque.
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1893-94
À ESQUERDA: O tráfego na linha foi aberto em 9 de novembro de 1893 e os trilhos já estavam em seu lugar no percurso de 12 quilômetros, ou seja, todo o percurso da estação inicial até a Cantareira (O Estado de S. Paulo,
4/7/1894). |
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1894
À ESQUERDA: Anunciando a inauguração da linha Rua São Caetano-Cantareira para o dia seguinte, 23 de setembro (O Estado de S. Paulo,
22/9/1894). |
ACIMA: Estação da Cantareira
(atrás das duas casas, à esquerda) em 1894 -
CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR) (Foto
Pierre Doumet/Programa de Memoria SABESP).
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1900
À ESQUERDA: Um restaurante para a estação O Estado de S. Paulo,
09/05/1900). |
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1912
À ESQUERDA: Tabela de horários da ferrovia,
saindo da estação que ficava, ainda na época,
à rua 25 de Março (Guia do Estado de S. Paulo,
Pocai & Weiss, 1912).
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ACIMA: Trem da Cantareira na estação
da Cantareira. Anos 1920? (Cartão postal).
ACIMA: Trem da Cantareira na estação. Sem data (Cartão postal).
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1936
À ESQUERDA: Acidente na estação da Cantareira (O Estado de S. Paulo,
28/4/1936). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Werner Vana; Jorge Shalosh; Pierre Doumet; Programa
de Memoria SABESP; Waldemar C. Stiel; Marcello Tallamo; Júlio
César de Paiva; Massami Kishi; Diario Popular, 1968; Antonio
Fonseca e Domingos Angerami: Guia do Estado de S. Paulo, Pocai &
Weiss, 1912; Comissão de Saneamento da Capital, 1895; E. F.
Sorocabana: relatórios anuais, 1942-69; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em croquis da Comissão de Saneamento
da Capital, em 1895 |
A estação em 1909. Mostra também a locomotiva nr.3, uma
0-4-2T. Cartão postal |
Cartão postal mostrando a estação, sem
data. Cedido por Marcello Tálamo |
Trem diesel partindo da estação em 1962. Foto
Massami Kishi |
A estação em 1968. Diario Popular, 6/6/1968 |
A estação em 09/09/2001. Foto Júlio César
de Paiva |
A estação em 09/09/2001. Foto Júlio César
de Paiva |
A estação em 09/09/2001. Foto Júlio César
de Paiva |
A estação em 2009. Foto Jorge Shalosh |
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Atualização:
13.11.2021
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