A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Mauá
Capuava
Pirelli
...

SPR-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2011
...
 
São Paulo Railway (1920-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA/CBTU (1975-1992)
CPTM (1992- )
CAPUAVA
Município de Mauá, SP
Linha-tronco - km 57,570 (1935)   SP-1095
Altitude: -   Inauguração: 15.09.1920
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1960
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 1930, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Capuava foi aberta como um posto telegráfico em 1920.

Mais tarde tornou-se estação de trens metropolitanos. O prédio original sobreviveu até 1960, quando foi substituído pelo atual. Desde então é uma estação de trens
metropolitanos, passando a ser da CPTM em 1994.

A passagem em nível da foto mais abaixo (ver caixa de 2008) foi desativada em 2012.

1963
À ESQUERDA: Antonio de Oliveira, funcionário da E. F. Santos-Jundiaí, na janela da cabina do posto de Capuava, em 12/3/1963 (Acervo Vainer de Oliveira).

ACIMA: Em 2008, uma das poucas passagens de nível que restam na linha da CPTM está em Capuava, ao lado da estação, como se pode ver nesta fotografia tirada de um carro que esperava na rua pela passagem do trem (Foto Daniel Gonçalves da Silva em maio de 2008).

(Fontes: Artur Silva, 2010; Fabrício Rodrigues; Wilson de Santis Jr, 2004; Cecilia Camargo, 1987; Vainer de Oliveira; Daniel Gonçalves da Silva, 2008; Felipe Golfeto, 2008; O Estado de S. Paulo, 12/5/1960; São Paulo Railway: Relação oficial de estações, 1935; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A cabina já em ruínas e a estação ao lado. Foto de 1987 por Cecilia Camargo

Estação de Capuava, anos 1990. Autor desconhecido

Plataforma da estação, em 11/2004. Foto Wilson de Santis Jr.

A estação em 2008. Foto Felipe Golfeto

A estação em 2008. Foto Felipe Golfeto

A estação em 12/12/2010. Foto Artur Silva
     
Atualização: 27.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.