A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Central
Barão de Itapura
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
 
FEPASA (1991-1994)
CENTRAL
Município de Campinas, SP
VLT - km 0   SP-3026
Altitude: -   Inauguração: 14.03.1991
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1991
 
 
HISTORICO DA LINHA: O VLT - Veículo Leve sobre Trilhos - começou a operar sobre a antiga linha métrica da Sorocabana em novembro de 1990, ligando as estações de Barão de Itapura a Aurélia. Em março de 1991, passou a seguir até Vila Teixeira. A Fepasa, dona do sistema, contratou a Mendes Jr para a operação da linha, que funcionou gratuitamente até 1993 e somente pelas manhãs. Em 1993 foi instituído o transporte diário das 6 às 21 horas e com o preço dos ônibus, o que fez cair o número de passageiros de 5 para 3 mil por dia, fazendo com que a Prefeitura tivesse de subsidiar o sistema em 200 mil dolares mensais. Mesmo a integração com as linhas de ônibus, instituídas em 1994, não fizeram aumentar o faturamento, que fez com que, nesse mesmo ano, o VLT fosse desativado e tudo fosse abandonado e parte roubado. Algumas estações projetadas no meio do percurso, como Bonfim, Joaquim Vilac e Curtume jamais foram abertas. O trecho adicional, que deveria se estender pelo antigo leito da Mogiana, jamais foi construído.
 
A ESTAÇÃO: A estação Central, a inicial, ficava, até onde consegui deduzir, junto ao centro de CCO da Fepasa, no pátio da estação de Campinas da Fepasa. Foi aparentemente inaugurada apenas em março de 1991, quando se abriu também o trecho até Vila Teixeira.

"A estação Central tinha aquele jeitão de obra que foi feita meio na pressa. Quando andei com meu avô no VLT ele somente ia até a estação de Vila Teixeira, depois nunca mais andei. Pegamos ele na estação Central que eram duas plataformas, tinha um cercado de arame (que se vê na foto abaixo, de 1991, mas não tinha prédio, tinha duas catracas na entrada, iguais às dos ônibus e para se chegar nessas plataformas tinhamos que caminhar sobre andaimes improvisados" (C. A. Filetti, 03/2006).


ACIMA: As estações do VLT, em 1993. As que estão em branco jamais foram abertas (Foto Kelso Medici).

(Fontes: Kelso Medici; C. A. Filetti; Correio Popular, 1991)
     

A estação Central, no início das operações do VLT, em 1991. Foto do jornal Correio Popular

O trem partindo da estação Central, em 1991. Foto Kelso Medici
 
     
     
Atualização: 03.10.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.