A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Mombaça
Cerâmica
São Miguel
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
...

 
E. F. Campos do Jordão (1957-)
CERÂMICA
Município de Pindamonhangaba, SP
Linha-tronco - km 8 (2005)   SP-3039
Altitude: -   Inauguração: 1957
Uso atual: parada de trens de subúrbio   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1957?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Campos do Jordão foi aberta a partir da estação ferroviária de Pindamonhangaba, na E. F. Central do Brasil, pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho em 1914, para o transporte de doentes respiratórios para o hospital na então vila de Campos do Jordão. Um ano depois a ferrovia, com problemas financeiros, foi encampada pelo Governo do Estado. Os primeiros trens eram a vapor, substituídos por trens a gasolina em 1916 e pelos elétricos em 1924. A partir dos anos 1980 passou a ser uma ferrovia apenas de turismo, sendo que o trecho da baixada, até Piracuama, continuou a atender até hoje trens de subúrbio da cidade de Pindamonhangaba. No trecho da ferrovia que fica na área urbana de Campos do Jordão, bondes elétricos fazem também o percurso.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Cerâmica é uma parada dos trens de subúrbio da EFCJ. É uma plataforma com cobertura de telhas de amianto e pilares feitos de trilhos.

Foi construída em 1957 para atender aos funcionários da cerâmica que havia por ali, onde também partia uma linha de desvio que carregava tijolos e telhas da empresa para Pindamonhangaba e Campos do Jordão através da linha férrea.


ACIMA: Alunos da pré-escola de Piracuama em 1976, na plataforma da parada de Ceramica (Diario Popular, 6/6/1976. Foto João Ribeiro).
     

A parada de Cerâmica tendo sua cobertura reparada e sendo aumentada em julho de 2015. Foto EFCJ
   
     
     
Atualização: 21.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.