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Ermida
Cesário Mota
Itupeva
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seção Ituana - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Sorocabana Railway
(1914-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1935) |
CESÁRIO
MOTA (antiga KM 178)
Município de Jundiaí, SP |
Ramal de Jundiaí- km 175,024 (1934) |
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SP-1132 |
Altitude: 678 m |
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Inauguração: 1914 |
Uso atual: desconhecido (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jundiaí era um dos trechos de linha mais antigos do Estado, construído
para ser a linha-tronco da Cia. Ituana, que seguia de Jundiaí a Itu,
tendo inclusive, a curiosa bitola de 96 cm. A anexação da Ituana pela
Sorocabana em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado
até Mairinque, a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre
Mairinque e Francisco Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem
ao ramal de Campinas. O trecho entre Francisco Quirino e Jundiaí passou
a ser conhecido como ramal de Jundiaí, embora o nome da agora inexistente
Ituana perdurasse até a formação da Fepasa. O ramal foi suprimido
em 20 de fevereiro de 1970, e os trilhos, retirados. O trecho dentro
de Jundiaí passava onde hoje está a avenida União dos Ferroviários,
ao lado dos antigos escritórios e oficinas da Cia. Paulista. |
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A ESTAÇÃO: A estação foi
inaugurada em 1914, sem nome, apenas como "km 178".
Em 1921,
ganhou o nome de Cesário Mota. Em 1934, foi classificada como posto
telegráfico de categoria A (*). Em 20/08/1935 foi
desativada. De difícil localização, pois faz muitos anos que
foi desativada, não se tem notícias de vestígios do prédio.
Não encontrei fotos do prédio, nem consegui chegar ao ponto exato em que ela estaria no ramal.
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1926 - Extensão dos desvios para 300 m |
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
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(Fontes: E. F. Sorocabana: Relatórios anuais,
1900-69; Folha de S. Paulo, 1961; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
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Atualização:
30.08.2023
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