A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Guarulhos
Cumbica
...

Cantareira-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Sorocabana (1947-1965)
CUMBICA
Município de Guarulhos, SP
Ramal de Guarulhos - km   SP-0022
Altitude: -   Inauguração: 1947
Uso atual: Lavanderia da Base Aérea (2017)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1945?
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Guarulhos começou como um ramal da E. F. da Cantareira, que, aberto em 15/11/1910, saía da estação do Areal e atingia o Asilo dos Inválidos, no Guapira (depois Jaçanã). Somente em 1913 foi aberta a primeira estação intermediária, Tucuruvi, e aos poucos outras estações passaram a ser abertas na linha, que atingiu Guarulhos em 1915. Em 1947 a linha teve a bitola ampliada de 60 cm para 1 metro, quando esta já atingia o aeroporto militar de Cumbica. Em 31/05/1965, o tráfego do ramal foi suprimido, um ano depois de o trecho Areal-Cantareira ter sido suprimido. Os trilhos foram retirados logo depois e diversas estações foram demolidas.
 
A ESTAÇÃO: Em 01 de junho de 1940 o Ministério da Guerra procurava um local para construir uma base aérea, próximo a cidade de São Paulo. Por diversas razões, inclusive a de ser servida por uma ferrovia, foi escolhida a região de Guarulhos.

Em 26 de novembro de 1940, as famílias Guinle e Samuel Ribeiro doaram ao Ministerio da Aeronaútica uma gleba de terras (401,72 alqueires) no local denominado fazenda Cumbica, bairro do Baquirivu, no distrito e município de Guarulhos.

Em 22 de abril de 1942, teve inicio o projeto do complexo da Base Aérea de São Paulo. O projeto previa um prolongamento do tramway da Cantareira, para trazer o material, e principalmente pedras das pedreiras da serra da Cantareira; devido à guerra, o combustível estava racionado, e o uso de caminhões, proibido. Em 1943 iniciaram-se as obras da Base. Em 150 dias foi feita a pista de pouso, sob orientação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

O ramal parece ter funcionado desde o ano de 1942, para transporte de materiais para a construção da base. A estação deve ter sido aberta entre 1944 e 1945. O complexo da Base Aérea foi inaugurado em 25/01/1945.

Em abril de 1947 foi inaugurada oficialmente a estação, e os trens (somente seguiam trens militares) passaram a ir e vir no início da manhã e no final da tarde da estação de Guarulhos.

Com o fim do ramal de Guarulhos, em 1965, o trem para a Base Aérea foi extinto.

O prédio da estação ainda existe e serve como lavanderia da Base Aérea.

"No mês de dezembro de 2007, realizei uma visita à BASP, ocasião em que pude fotografar a Estação Cumbica do Tramway da Cantareira. Apesar de preservada, ela está bastante descaracterizada. Pude verificar que os arcos da fachada não existem mais e que foi construído um anexo bem no meio da plataforma (que se encontra aterrada), deixando o prédio com um formato de "T". Realmente, o uso atual da estação é como lavanderia da base, e existem automóveis de serviço estacionados no que outrora foi a plataforma. A estação está envolta pela vegetação e não é possível ver onde estão os últimos trilhos do tramway, sendo que o local exato, segundo os militares, é de acesso restrito, e somente pode ser visitado com permissão dos superiores e sob acompanhamento. No Google Earth dá para ter uma noção da mata existente ao redor, sendo que a estação é o prédio ao centro, estando bastante visível o anexo atualmente existente. Existe, ainda, nas dependências da BASP, uma maquete que mostra como era o aspecto original do edifício e que serve para fins de comparação" (Plínio César de Freitas, 01/2008).

(Fontes: Marcos Vinicius do Vale Silva; Werner Wana; Mauricio da Torre; Eduardo Rodrigues Silva; Plínio César de Freitas; Museu da Cia. Paulista, Jundiaí; Rubens Rodrigues dos Santos: Aeroportos; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Cumbica, na Base Aérea. Foto sem data. Arquivo do Museu da Cia. Paulista, em Jundiaí, SP

A estação de Cumbica em dezembro de 2007. Foto Plínio César de Freitas

A estação de Cumbica em dezembro de 2007. Foto Plínio César de Freitas

A estação de Cumbica em dezembro de 2007. Foto Plínio César de Freitas

A estação de Cumbica em dezembro de 2007. Foto Plínio César de Freitas

A estação em dezembro de 2016. Foto Marcos Vinicius do Vale Silva
     
Atualização: 02.01.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.