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E. F. Carajás (1986-)
PARAUAPEBAS
Município de Parauapebas, PA
E. F. Carajás - km 861   PA-4202
Altitude: -   Inauguração: 1986
Uso atual: estação de passageiros   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1993
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Carajás começou a operar em janeiro de 1986. O tráfego de passageiros, no entanto, foi aberto somente dois meses e meio depois: em 17 de março de 1986, um trem percorreu 540 km de Pequiá, em Açailandia, a São Luís, inaugurando o transporte de passageiros na linha. Logo em seguida, o transporte foi estendido até Parauapebas, que não é o ponto final da linha, este sim no km 892, mas o é para os passageiros. Daí para a frente, somente minério. O trem percorre a linha três vezes por semana, indo num dia e voltando no seguinte.
 
A ESTAÇÃO: A estação provisória de Parauapebas foi inaugurada em 1986, como estação terminal da linha-tronco da Estrada de Ferro Carajás, da Vale do Rio Doce. Na verdade a linha continua até Carajás, onde estão as minas; o tráfego de passageiros para, no entanto, alguns quilômetros antes, na cidade de Parauapebas. A estação definitiva foi aberta em 1993.

Com trens de passageiros três vezes por semana, a estação tem grande movimento. Segundo Marcelo Braganceiro, em dezembro de 2008, o trem saía de Parauapebas as seis da manhã, chegando em São Luiz às 22h, e a estação localizava-se um pouco distante do centro da cidade, mas existem ônibus e vans que fazem o trajeto regularmente. A passagem devia ser comprada com antecedência de pelo menos um dia, devido ao grande fluxo de procura. O passageiro podia adquirir seu bilhete diretamente no guichê da ferroviária, no horário das oito da manha ao meio dia. Também podia-se comprá-lo na estação rodoviária de Parauapebas.


ACIMA: O trem cargueiro com minério muitas vezes preenche toda a extensão da plataforma da estação terminal de Parauapebas (Foto Marcelo Braganceiro em 26 de novembro de 2008).

ACIMA: Mapa da linha da E. F. Carajás com suas estaçõies e paradas em junho de 1993. Também inclui o único trecho pronto da Norte-Sul (Açailândia-Imperatriz) que tinhe trens de passageiros nessa época (Revista Ferroviária, 06/1993).

(Fontes: Marcelo Braganceiro;
Revista Ferroviária, fevereiro/1986 e junho/1993)
     

A estação de Parauapebas em 26/11/2008. Foto Marcelo Braganceiro

Saguão da estação em 26/11/2008. Foto Marcelo Braganceiro

Saguão da estação em 26/11/2008. Foto Marcelo Braganceiro

A longa plataforma da estação em 26/11/2008. Foto Marcelo Braganceiro
   
     
Atualização: 15.05.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.