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E. F. Carajás
(1986-) |
PARAUAPEBAS
Município de Parauapebas, PA |
E. F. Carajás - km 861 |
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PA-4202 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1986 |
Uso atual: estação de passageiros |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1993 |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Carajás começou a operar em janeiro de 1986.
O tráfego de passageiros, no entanto, foi aberto somente dois
meses e meio depois: em 17 de março de 1986, um trem percorreu
540 km de Pequiá, em Açailandia, a São Luís,
inaugurando o transporte de passageiros na linha. Logo em seguida,
o transporte foi estendido até Parauapebas, que não
é o ponto final da linha, este sim no km 892, mas o é
para os passageiros. Daí para a frente, somente minério.
O trem percorre a linha três vezes por semana, indo num dia
e voltando no seguinte. |
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A ESTAÇÃO: A estação provisória
de Parauapebas foi inaugurada em 1986, como estação
terminal da linha-tronco da Estrada de Ferro Carajás, da Vale
do Rio Doce. Na verdade a linha continua até Carajás,
onde estão as minas; o tráfego de passageiros para,
no entanto, alguns quilômetros antes, na cidade de Parauapebas.
A estação definitiva foi aberta
em 1993.
Com trens de passageiros três vezes por semana,
a estação tem grande movimento. Segundo Marcelo Braganceiro,
em dezembro de 2008, o trem saía de Parauapebas as seis da manhã,
chegando em São Luiz às 22h, e a estação localizava-se
um pouco distante do centro da cidade, mas existem ônibus e vans que
fazem o trajeto regularmente. A passagem devia ser comprada com antecedência
de pelo menos um dia, devido ao grande fluxo de procura. O passageiro
podia adquirir seu bilhete diretamente no guichê da ferroviária,
no horário das oito da manha ao meio dia. Também podia-se comprá-lo
na estação rodoviária de Parauapebas.
ACIMA:
O trem cargueiro com minério muitas vezes preenche toda a extensão
da plataforma da estação terminal de Parauapebas (Foto
Marcelo Braganceiro em 26 de novembro de 2008).
ACIMA: Mapa da linha da E. F. Carajás com suas estaçõies e paradas em junho de 1993. Também inclui o único trecho pronto da Norte-Sul (Açailândia-Imperatriz) que tinhe trens de passageiros nessa época (Revista Ferroviária, 06/1993).
(Fontes: Marcelo Braganceiro; Revista
Ferroviária, fevereiro/1986 e junho/1993) |
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A estação de Parauapebas em 26/11/2008. Foto Marcelo
Braganceiro
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Saguão da estação em 26/11/2008. Foto Marcelo
Braganceiro |
Saguão da estação em 26/11/2008. Foto Marcelo
Braganceiro |
A longa plataforma da estação em 26/11/2008. Foto
Marcelo Braganceiro |
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Atualização:
15.05.2019
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