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(1901-1955)
Pimenta Bueno
Dobrada
Santa Ernestina
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Tronco EFA-1970
IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
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E. F. Araraquara
(1901-1942) |
DOBRADA
Município de Dobrada, SP |
Linha-tronco original - km 53,985 |
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SP-0106 |
Altitude: - |
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Inauguração: 02.04.1901 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido
o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas
financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente
em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada
até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando
a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná.
Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m,
totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada
pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente
até São José do Rio Preto, circularam até março
de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
original de Dobrada foi inaugurada em 1901, e ficava no distrito
do mesmo nome, até ser desativada, em 1955, com a construção da variante
de bitola larga, que se tornou a nova linha-tronco da EFA.
A estação, oito anos depois de inaugurada, tinha a concorrência da estação de Motuca, do ramal de Jaboticabal da Paulista (ver caixa abaixo, de 1909).
"Os meus pais e seus irmãos decoravam a escala das locomotivas
da EFA em Dobrada e sabiam qual trem de passageiros elas iriam tracionar.
A diversão à noite, sem luz elétrica nem rádio, era ver o 'cinema':
o farol da locomotiva incidindo nas touceiras de bambu, criando imagens..."
(Antonio Gorni, 2003).
A velha estação foi desativada em 1942, com a construção
da variante Matão-Dobrada-Santa Ernestina. Sem uso e
sem estar mais ao lado da linha, a velha estação foi
posteriormente demolida, porém não se sabe quando o
foi. Por incrível que pareça, a E. F. Araraquara não
construiu imediatamente uma nova estação. Usou como
estação provisória "uma parte do armazém
de mercadorias, precariamente adaptado para tal fim" (Noite
Ilustrada, 19/5/1949). Ou seja, até maio de 1949, prosseguia
a estação provisória a dois km da estação
velha e da cidade (ver artigo de 1944 no box logo acima).
Uma nova estação com o mesmo nome nem havia começado a ser
construída nesse ano de 1949. Sua inauguração
na linha nova deu-se em data ainda ignorada, mas que foi no máximo
em 1955.
Não consegui fotos da estação antiga.
Em 1964, o distrito se emancipou de Matão e tornou-se município.
Douglas Razaboni localizou o ponto onde ficava a antiga
estação (ver fotos mais abaixo), hoje ocupado por um
bar de cor azul numa esquina. O leito antigo era a rua em frente.
(Veja também DOBRADA-NOVA)
ACIMA: A linha entre Matão e Ribeirãozinho, bem como suas estações, foram inauguradas em 7 de dezembro de 1901. A linha restante entre Araraquara e Maão já estava em funcionamento (O Estado de S. Paulo, 6/12/1901).
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1909
AO LADO: Carregamentos da região da estação de Dobrada vão ser feitos em Motuca, estação próxima e da Cia. Paulista (O Estado de S. Paulo, 07/08/ 1909).
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ACIMA: A cidade de Dobrada por volta de 1912. Pode ser que a estação apareça na foto e pode ser a construção bem no centro da foto, mas isto necessita comprovação (foto provavelmente da revista Illustração Paulista).
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1915
AO LADO: Estação precisa de reformas e o serviço telefonico da cidade é ruim (O Estado de S. Paulo, 18/12/1915). |
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1916
AO LADO: Reclamações: a estação
em mau estado em 1916. E ela somente seria trocada por outra
nos anos 1950 (O Estado de S. Paulo, 24/1/ 1916). |
ACIMA: A cidade de Dobrada em 1939. As legendas
mostram os locais: de 1 a 4 e mais a 8, em volta do leito antigo da
ferrovia, ainda em bitola métrica. Incrível: a velha
estação não aparece na foto. Ela estaria à
esquerda, fora dela (Original do Instituto Geográfico e Cartográfico.
Ano : 1939).
1940
AO LADO: Desapropriação de terrenos para a construção da variante de Dobrada (O Estado de São
Paulo, 20/4/1940). |
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ACIMA: Tudo indica que Dobrada
teve não só sua estação original, como
teve ainda mais uma antes da estação atual. O artigo
acima, da Folha da Manhã de fins de 1944, dá a entender
que antes da ampliação de bitola e retificação
da linhas da EFA, abertas ao tráfego em setembro de 1955, já
em 1944 havia uma outra que parece ter afetado o ânimo dos passageiros
da cidade que queriam tomar o trem, pela distância que ela ficava
da cidade. A verdade é que a estação de Dobrada-nova
parece mesmo ter sido construída nos anos 1950, pois seu estilo
em concreto é típico da época em que começou
a funcionar (Folha da Manhã, 23/12/1944).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Antonio A. Gorni; Douglas Razaboni; Folha da Manhã,
1944; Noite Illustrada, 1949; O Estado de S. Paulo, 1916; EFA: relatórios
anuais, 1940-60; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1958; EFA: Listagem oficial de estações, 1938; Mapas
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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Ao lado, onde está à esquerda da
foto o bar azul, o local aproximado da antiga estação
de Dobrada, da qual aparentemente não sobrou foto alguma
para a posteridade. Foto Douglas Razaboni, em 01/2005 |
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Atualização:
12.01.2023
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