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VXY Mogiana em MG
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Alpes
Doutor Lacerda
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Ramal Férreo Campineiro (1894?-1912)
Cia. Campineira de Tração, Luz e Força (1912-1939)
DOUTOR LACERDA
Município de Campinas, SP
Ramal de Doutor Lacerda - km 28,248; km 29 (1938)   SP-4037
Altitude: -   Inauguração: 1894?
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal da fazenda Santa Maria foi aberto em 1894. Tinha apenas 9 quilômetros, ligando a estação de Joaquim Egídio à fazenda do Doutor Ignacio de Queiroz Lacerda. Também com 60 cm de bitola, não consegui ter a certeza que sua bitola também teria sido passada para a métrica em 1917. Encerrou as atividades em 1 de outubro de 1939, quando operava apenas com automóveis de linha movidos a gasolina.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Maria teria sido inaugurada em 1894 (?), na fazenda Santa Maria.

Em 1898 (ver caixa abaixo), a estação já se chamava Doutor Lacerda, mas o ramal ainda era chamado de Ramal de Santa Maria.

Mais tarde a estação passou a se chamar Doutor Lacerda, em homenagem ao Doutor Ignacio de Queiroz Lacerda, um dos fundadores do RFC em 1889.

A empresa encerrou as operações com o ramal em 1 de outubro de 1939.

Segundo informações de pessoas familiarizadas com a área, hoje bastante construída com loteamentos de casas, não existem mais quaisquer resquícios do prédio da estação
.

1889
AO LADO:
Este parece ter sido o Doutor Lacerda que nomeou a estação (A Provincia de S. Paulo, 4/10/1889).

1898
AO LADO:
Alterações no ramal (O Estado de S. Paulo, 1/6/1939).


ACIMA: Mapa de 1925 mostra a estação de Doutor Lacerda no ramal do mesmo nome, bem como outras estações do RFC (Comissão Geografica e Geologica do Estado de São Paulo, 1925)


















1929
AO LADO: Acidente ferroviário no ramal de Doutor Lacerda no km 3 sem mortes (Diario Nacional, 3/5/1929).

1939
AO LADO:
Autorização para o fechamento do ramal de Doutor Lacerda em junho: apesar disto, ele teria sido fechado 4 meses mais tarde (O Estado de S. Paulo, 1/6/1939).

(Fontes: Diario Nacional, 1929; Guia Levi, 1917; O Estado de S. Paulo, 24/6/1921 e 1939; Ramal Férreo Campineiro: relação oficial de estações, 1938)
     
 
     
Atualização: 19.03.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.