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Junqueirópolis
Dracena
Marrequinhas
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Tronco oeste CP-1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1977
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1959-1971)
FEPASA (1971-1998) |
DRACENA
Município de Dracena, SP |
Linha-tronco oeste - km 671,803 |
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SP-0098 |
Altitude: 396,225 m |
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Inauguração: 30.12.1959 |
Uso atual: Centro cultural (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1959 |
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HISTORICO DA LINHA: O chamado
tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até
o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das
linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Dracena foi aberta no final de 1959.
Em 1986, ainda estava aberta. Foi fechada em meados
dos anos 1990.
"A estação está abandonada e toda pichada
e, como quase em todas as estações da Alta Paulista,
havia mendigos dormindo em seu interior. Apesar do abandono, existe
ao lado da estação uma casa toda pintada com as cores
e o símbolo da Ferroban, que deve ser um escritório,
mas, como estava fechada, não deu para saber. Na frente da
estação existe uma faixa do Sindicato dos Ferroviários
protestando contra a privatização da ferrovia: "PRIVATIZAÇÃO
- APÓS A DESTRUIÇÃO DA FERROVIA, OS
TRABALHADORES FERROVIÁRIOS CAMINHAM DA MISÉRIA P/
MORTE - SINDICATO DOS FERROVIÁRIOS Z. PAULISTA". Segundo
informações de um senhor que vendia frutas por ali,
a estação será transformada numa espécie
de asilo" (Fabio Vasconcelos, 12/10/2001).
Em 2003, a antiga estação foi recuperada e transformada
num centro cultural. Menos mal. Em 2015, estava em excelente estado.
ACIMA: Anúncio da inauguração do trecho da Paulista
até Dracena em 1956.
ACIMA: Chegada dos trilhos em Dracena, foto
provavelmente de 1957 (Autor desconhecido).
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1960
ACIMA: Adequação do horário dos
trens para Dracena (Folha de S. Paulo, 26/1/1960).
1959
AO LADO: O anúncio no
jornal de 1959 afirma que o primeiro trem chegaria à
estação de Pacaembu, antes da de Dracena, em
15 de maio. Note-se na reportagem que havia um problema para
a futura passagem por Dracena, por causa de um pedido judicial
para modificar o traçado da ferrovia via Tupi Paulista
(Folha da Manhã, 3/5/1959).
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ACIMA: Problemas com a continuação
da linha até Panorama (Folha da Manhã, 27/12/1959).
ACIMA: Pátio e estação
de Dracena em 1/1/1993 (Foto Carlos R. Almeida).
ACIMA: O fim,
depois de manos de 50 anos de operação: a linha, em setembro de 2006, totalmente abandonada, com a estação
de Dracena ao fundo. Em 2007, a linha foi recuperada pela ALL, mas
o tráfego ferroviário continuava praticamente nulo (Foto
Adriano de Avance Moreno).
ACIMA: Casas
ferroviárias ao lado da linha no pátio de Dracena. Notar
ainda pelo menos 3 desvios (Foto Eli Silva, 8/2009).
(Fontes:
Eli Silva; Elberton Souza; Fabio Vasconcellos; Adriano de Avance Moreno;
José Carlos Daltozo; Hermes Y. Hinuy; Jesus Banhara; Rodrigo
Cabredo; Folha da Manhã, 1959; Folha de S. Paulo, 1960; Cia.
Paulista: relatórios anuais, 1950-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
18.08.2022
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