|
|
E. F. Central do
Brasil (1926-1975)
RFFSA (1975-1994)
CPTM (1994-) |
ENGENHEIRO
GOULART
Município de São Paulo, SP |
Variante de Poá - km 490,875
(1960) |
|
SP-0308 |
Altitude: 731 m |
|
Inauguração: 07.02.1926 |
Uso atual: estação da CPTM |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 04.08.2017 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
variante de Poá, também chamada de variante de Calmon Viana, teve
a construção iniciada em 1921, mas a linha foi aberta somente em 1/1/1934,
depois de uma interrupção de oito anos nas obras. Ela tinha um traçado
mais suave em termos de curvas e aclives quando comparada com a linha
original que seguia de Poá ao Tatuapé, no ramal de São Paulo, daí
sua construção. Começava na estação de Calmon Viana e terminava na
Sexta Parada (Eng. Gualberto) do ramal de São Paulo. Com o tempo,
foi se transformando em linha de trens de subúrbio, os trens metropolitanos
de hoje, e é uma das linhas mais movimentadas da CPTM em São Paulo,
embora com os piores trens. |
|
A ESTAÇÃO: Como quase
todas as estações da variante de Poá, a estação de Engenheiro
Goulart foi inaugurada oficialmente em 1926, data em que o primeiro
trem de passageiros trafegou pelo ramal.
Fechado o tráfego poucos meses depois, ele e a estação
foram reabertos somente em 1934.
Em 1959, um grande desastre com os trens de subúrbio da Central,
relatado de forma escandalosa pela revista O Cruzeiro,
em sua edição de 27 de junho: o acidente
se deu 22 dias antes, em 5 de junho. 50 mortes e 120 feridos, quando
dois trens estavam trafegando em sentido contrário na mesma
linha. O UP-240, "superlotado de trabalhadores",
e o UP-237, com poucos passageiros, ambos trens de subúrbio.
Este último deveria aguardar na estação de Engenheiro
Goulart, que o primeiro passasse. Porém, o chefe da estação
ordenou a partida do UP-237, fazendo com que, às 18:20, ambos
se chocassem. Uma das pessoas que correram para ajudar foi fulminada
por ter encostado na rede elétrica da via. A culpa caiu toda
sobre o chefe da estação. A reportagem da Folha da
Manhã de 6/6/1959 pode ser vista aqui
e aqui.
O prédio original foi demolido nos anos
1970.
Desde 1994, a estação está sendo operada pela CPTM na
variante que tinha, até o início de 2008, os
piores trens de toda a sua rede. Na verdade, o prédio é
a pequena bilheteria, que não aparece em menhuma das fotos,
ficando ele à beira da avenida. Passando a catraca, entra-se
na área da plataforma com cobertura de concreto. Hoje tudo
mudou: os trens são novos e há mais estações
na linha.
Em 22 de junho de 2014, foi o último dia da atual estação Eng.º
Goulart. Porém, a partir de 23/06/2014, iniciaram-se as
obras para a nova linha 13 - Jade da CPTM que se iniciaria em Eng.º
Goulart. Os passageiros deveriam usar a linha de ônibus a ser
implantada para traslado até a estação USP Leste.
O prazo era de 18 meses para que uma nova estação com
o mesmo nome voltasse a funcionar. Em 4 de agosto de de 2017 ela foi
reaberta com um prédio totalmente novo:
"A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) inaugurou
nesta sexta-feira, 4, a primeira estação da Linha 13-Jade, que ligará
a malha ferroviária até o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande
São Paulo, em 2018. A Estação Engenheiro Goulart, na zona leste da
capital paulista, que já atendia a Linha 12-Safira, havia sido fechada
para reformas. O novo espaço tem área de 1,5 mil metros quadrados,
ante os 500 metros quadrados que tinha antes, e agora atenderá as
Linhas 12 e 13. Reformada, a nova estação tem agora 16 catracas e,
segundo o governo do Estado de São Paulo, acessibilidade nas plataformas.
Há ainda na estação um bicicletário para 152 vagas. A Linha 13-Jade,
quando for inaugurada e tiver 12,2 km, deve receber 130 mil pessoas
por dia. "É uma grande conquista para São Paulo. Uma grande estação,
com 15 mil metros quadrados, elevadores, escadas rolantes, acessibilidade,
passarela ligando ao Parque Ecológico do Tietê e bicicletário", comentou
o governador Geraldo Alckmin durante a entrega da estação"
(Isto é, 4/08/2017).
ACIMA: Venda de lotes em Engenheiro Goulart
usando a ferrovia como alavanca de venda, mesmo quando a estação
estava em início de construção. E, pelo que consegui
comparar com os mapas de hoje, esse loteamento jamais foi construído.
- CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER O ANUNCIO INTEIRO (O Estado
de S. Paulo, 11/11/1925).
|
1926
AO LADO: Anuncio da inauguração
da Variante de Poá - a estação de Goulart
era a ponta de linha então (O
Estado de S. Paulo, 30/1/1926).
|
ACIMA: A inauguração da variante
em 1926 - CLIQUE SOBRE A MANCHETE PARA VER A NOTICIA INTEIRA
(O Estado de S. Paulo, 7/2/1926).
|
1926
AO LADO: Acidente próximo
à estação (O
Estado de S. Paulo, 18/8/1926).
|
|
1941
AO LADO: Acidente na estação (O
Estado de S. Paulo, 14/2/1941 |
ACIMA: Outra
venda de lotes em Engenheiro Goulart usando a ferrovia como alavanca
de venda, 25 anos mais tarde, em 1950 - CLIQUE SOBRE A FOTO
PARA VER O ANUNCIO INTEIRO (Folha da Manhã, 3/12/1950).
|
1999
AO LADO: Trem da CPTM incendiado,
junto à estação de Engenheiro Goulart,
vista ao fundo. (O Estado de S. Paulo, 11/2/1999).
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Rafael Asquini; Carlos R. Almeida; Paulo Lima; William
Gimenez; Adriano Martins; G1; Folha da Manhã, 1959; O Estado
de S. Paulo, 1925 e 1999; Isto é, 2017; O Cruzeiro, 1959; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Plataforma, sem data. Foto cedida por William Gimenez
|
A plataforma da estação, em 24/09/2000. Foto Ralph
M. Giesbrecht, tirada do trem |
Plataforma da estação, em 07/06/2006. Foto Adriano
Martins |
|
A nova estação, ainda em obras em março
de 2017. Foto G1 |
A nova estação em 12/8/2017. Foto Rafael Asquini |
|
|
|
|
Atualização:
29.08.2018
|
|