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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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(1896-1996):
Peri-peri
Arcoverde
Prudente de Morais
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Central do Brasil (1896-1969)
RFFSA (1969-n/d)
ARCOVERDE
Município de Prudente de Morais, MG
Linha do Centro - km 668,071 (1928)   MG-0369
    Inauguração: 13.05.1913
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Arcoverde foi inaugurada em 1913. Seu nome homenageava o Cardeal Arcoverde, primeiro cardeal sul-americano. A estação já foi demolida, e mesmo os trilhos que passavam por ela foram retirados. A linha atual passa a uns 4 metros dos restos da antiga estação, em um nível mais alto. "Nos anos RFFSA este trecho sofreu grandes modificações visando melhoria de tráfego e Arcoverde ficou longe do novo traçado. Hoje está numa fazenda. O casarão do colégio (internato, escola rural???) ainda está lá, porem abandonado." (Gutierrez L. Coelho, 2003)
     

Sem trilhos, sem prédio, sem nada, a plataforma toda coberta de mato nem faz imaginar que um dia o trem parou ali. Foto Gutierrez L. Coelho, 2003
   
     
     
Atualização: 22.10.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.