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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Setembrino de Carvalho
Coronel Felicio Lima
Benfica
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Central do Brasil (1938-1975)
RFFSA (1975-1996)
CORONEL FELÍCIO LIMA
Município de Juiz de Fora, MG
Linha do Centro - km 287,146 (1960)   MG-4085
    Inauguração: 1938
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Coronel Felício Lima foi inaugurada em 1938 no km 287,150 da Linha do Centro. Conhecida popularmente como "Paradinha da FEEA", por situar-se em frente à antiga Fábrica de Estojos e Espoletas de Artilharia do Exército Brasileiro, hoje denominada Imbel-Juiz de Fora, e servir aos seus trabalhadores quando existia o Trem Xangai. Próximo à estação saía um pequeno ramal que servia à indústria de material bélico, conforme pode ser visto à esquerda da fotografia. Este ramal foi removido no final da década de 1980. Em 1980 a parada teve seu pátio aumentado para a inclusão da segunda linha. Pouco tempo depois, em 1986, voltou

ACIMA: Fotografia tirada em 1980, quando estavam colocando linha dupla no trecho da estação de Coronel Felício Lima, que aparece à direita. ABAIXO: O desvio que saía para a IMBEL. Ele já não existe mais hoje. Onde existe um caminho quase imperceptível cruzando a linha, atrás dos operários, é hoje uma passagem de nível. Logo além, a estação, hoje demolida. A foto é de 1980 (Fotos Manoel Monachesi).
a ter linha singela. O prédio da estação foi demolido quando da construção do Acesso Norte de Juiz de Fora e só restou a plataforma, hoje encoberta pela vegetação. Atualmente, tem sua importância por se realizar ali a troca de equipagem da MRS Logística, já que se localiza próximo a Escala de Maquinistas, que fica na estação Benfica (km 288,58) e por que as longas composições podem parar sem interromper nenhuma passagem de nível. "Tentei fazer fotos atuais no mesmo ângulo que o Manoel fez em 1980, mas a vegetação atualmente encobre a FEEA e a plataforma da estação" (Jorge A. Ferreira, 06/2008). Atualmente, há uma passagem de nível após a estação, que não havia em 1980.
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Manuel Monachesi; Ramon Brandão; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928)
     

A estação nos anos 1960. Acervo Ramon Brandão

A estação de Coronel Felicio Lima, em 1980. Foto Manoel Monachesi

A estação de Coronel Felicio Lima, em 1980. Foto Manoel Monachesi

A plataforma da estação hoje encoberta pelo mato, em junho de 2008. Foto Jorge A. Ferreira
   
     
Atualização: 22.10.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.