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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Barbosa Lage
Setembrino de Carvalho
Coronel Felicio Lima
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Central do Brasil (1923-1975)
RFFSA (1975-1996)
SETEMBRINO DE CARVALHO
Município de Juiz de Fora, MG
Linha do Centro - km 283,199 (1928)   MG-0531
x   Inauguração: 15.06.1923
Uso atual: nenhuma   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1923
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Setembrino de Carvalho foi inaugurada em 1923 com o nome de Pecuária. É apenas uma plataforma com uma cobertura. Seu nome homenageia o Marechal Fernando

Ministro Setembrino de Carvalho (Revista da Semana, 18/11/1922).
Setembrino de Carvalho, ministro da Guerra de Artur Bernardes. Foi uma das paradas do famoso Xangai, trem de passageiros que circulava na região de Juiz de Fora e mais além e que existiu até meados dos anos 1990. Aliás, nos últimos tempos deste trem, a parada foi renomeada como Joquei Clube 2, em contraposição a uma parada com o mesmo nome que existiu anteriormente ali perto. Os
carros do antigo Trem Xangai, desativado em 1996, hoje estão apodrecendo no Quarto Depósito, em Santos Dumont. Há uma placa alusiva à reinauguração da linha na estação desta cidade.
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Gutierrez L. Coelho; Manuel Monachesi; Revista da Semana, 192; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928)
     

A parada nos anos 1980 quando ainda tinha desvios. Foto Manuel Monachesi

A parada nos anos 1990. Foto Gutierrez L. Coelho

A parada em 2/4/2010. Foto Jorge A. Ferreira

A parada em 2/4/2010. Foto Jorge A. Ferreira
   
     
Atualização: 22.10.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.