|
|
E. F. Central do
Brasil (anos 1960-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CONDUTOR
CASTRO
Município de |
Variante do Carandaí - km 415,010
(2008) |
|
MG-0419 |
|
|
Inauguração: anos
1960 |
Uso atual: abandonada |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A variante
do Carandaí. ligando as estações de Barbacena
e Carandaí, na linha do Centro da EFCB, foi aberta em 1950
para substituir a linha antiga, muito acidentada naquele trecho. Essa
linha velha ainda ficou ativa como uma alternativa até os anos
1970 e aí foi erradicada. A variante permanece hoje como parte
da Linha do Centro. |
|
A ESTAÇÃO: Condutor Castro
era uma parada, sem prédio próprio, apenas uma plataforma
com cobertura, inaugurada nos anos 1960 na variante do Carandaí,
que depois substituiu de vez a linha original entre Barbacena
e Carandaí. Com o fim dos trens de passageiros no trecho,
nos anos 1970, tudo foi abandonado. (Fontes: Pedro Paulo Resende,
2006; Guias Levi, 1932-1980; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Michael Roberto da Silva, 2008) |
|
|
|
A parada já sem as telhas, abandonada, em 2003. Foto
Pedro Paulo Resende |
A parada em 03/2008. Foto Michael Roberto da Silva |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
22.10.2011
|
|