|
|
E. F. Central do
Brasil (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SIMÃO
TAMM
Município de Ressaquinha, MG |
Variante do Carandaí - km 409,678 (1960) |
|
MG-0528 |
Altitude: 1.118 m |
|
Inauguração: 23.06.1950 |
Uso atual: abandonada (2008) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A variante
do Carandaí. ligando as estações de Barbacena
e Carandaí, na linha do Centro da EFCB, foi aberta em 1950
para substituir a linha antiga, muito acidentada naquele trecho. Essa
linha velha ainda ficou ativa como uma alternativa até os anos
1970 e aí foi erradicada. A variante permanece hoje como parte
da Linha do Centro. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Simão Tamm foi inaugurada em 1950 na variante
do Carandaí, que depois substituiu de vez a linha original
entre Barbacena e Carandaí.
É João
Paulo Ferreira de Assis, em sua obra História do Município
de Senhora dos Remédios (2003), que afirma, na p. 134:
"Os trabalhos de construção (da variante) começaram
em 1938. Nossa terra, que distava da ferrovia antiga de 1882 trinta
quilômetros, com a variante ficou apenas a doze. O empreendimento
foi vital para a economia remediense, situação que haveria
de ficar melhor ainda quando fosse construída uma variante
da estrada de rodagem, do final do século XIX, unindo Remédios
à Estação de Engenheiro Simão Tamm, paragem
antiga, outrora integrante do patrimônio territorial remediense.
Com efeito foi construída por solicitação das
pessoas mais representativas da nossa terra, junto à alta direção
da EFCB, apoiados pelo jornal 'Cidade de Barbacena' que nos prestou
substancial apoio (...)".
Realmente, a estação,
que fica no município de Ressaquinha e não do
de Senhora dos Remédios (ambos emancipados de Barbacena
em 1953), foi essencial para a economia das duas cidades, tanto para
Ressaquinha, que perdera a estação da linha velha,
quanto para Remédios, que ganhara uma mais próxima.
A construção de estradas de rodagem melhores na região,
que se deu não muito tempo depois e o fim dos trens de passageiros
ali, nos anos 1970, acabou levando as cidades a diminuir a quase zero
a dependência de uma estação afastada para ambas
e com isso, o abandono da própria estação.
(Fontes: Pedro Paulo Resende; Michael Roberto da
Silva; João Paulo Ferreira de Assis: História do Município
de Senhora dos Remédios, 2003; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação abandonada em 2003. Foto Pedro Paulo
Resende |
A estação em 03/2008. Foto Michael Roberto da
Silva |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
23.04.2020
|
|