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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Quintino Vargas
Maquiné
Mascarenhas
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Central do Brasil (1904-1975)
RFFSA (1975-1996)
MAQUINÉ
Município de Curvelo, MG
Linha do Centro - km 764,077 (1928)   MG-0432
Altitude: 671 m   Inauguração: 05.08.1904
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Maquiné foi inaugurada em 1904 e foi ponta de linha por oito meses, até ser aberta a estação seguinte, Mascarenhas.

A estação ficava próxima à famosa gruta de Maquiné.

O pátio era muito simples, com a estação e a casa do agente, um pouco mais afastada (ver caixa abaixo, de 1935).

A estação já foi demolida. Sobravam em 2010 apenas a plataforma coberta de muito mato e uma caixa d'água já no chão, sem suas pilastras.

ACIMA: O pequeno pátio da estação de Maquiné em mapa de 2/4/1935 (E. F. Central do Brasil).

ACIMA: Caixa d'água - já no chão - e ponte logo após o pátio de Maquiné (Foto Pedro P. Rezende 1m 17/1/2010).

(Fontes: Pedro Paulo Resende; Gutierrez L. Coelho; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guias Levi, 1932-1980)
     

A plataforma da estação cheia de mato por todo o lado em 17/1/2010. Foto Gutierrez L. Coelho
   
     
     
Atualização: 05.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.