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E. F. Central do
Brasil (1904-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MAQUINÉ
Município de Curvelo, MG |
Linha do Centro - km 764,077 (1928) |
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MG-0432 |
Altitude: 671 m |
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Inauguração: 05.08.1904 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Maquiné foi inaugurada em 1904 e foi ponta de linha
por oito meses, até ser aberta a estação seguinte,
Mascarenhas.
A estação ficava próxima
à famosa gruta de Maquiné.
O pátio era muito simples, com a estação e a casa do agente, um pouco mais afastada (ver caixa abaixo, de 1935).
A estação
já foi demolida.
Sobravam em 2010 apenas a plataforma coberta de muito
mato e uma caixa d'água já no chão, sem suas pilastras.
ACIMA: O pequeno pátio da estação de Maquiné em mapa de 2/4/1935 (E. F. Central do Brasil).
ACIMA: Caixa d'água - já no chão
- e ponte logo após o pátio de Maquiné (Foto
Pedro P. Rezende 1m 17/1/2010).
(Fontes: Pedro Paulo Resende; Gutierrez L. Coelho;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928;
Guias Levi, 1932-1980) |
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A plataforma da estação cheia de mato por todo
o lado em 17/1/2010. Foto Gutierrez L. Coelho |
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Atualização:
05.11.2022
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