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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Cabangu
Rocha Dias
João Ayres
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1896-1975)
RFFSA (1975-1996)
ROCHA DIAS
Município de Barbacena, MG
Linha do Centro - km 344,441 (1928)   MG-0182
Altitude: 990 m   Inauguração: 11.09.1896
Uso atual: demolida nos anos 1990   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rocha Dias foi aberta em 1896. Seu nome homenageava o engenheiro Luiz da Rocha Dias, ajudante de primeira classe da Terceira Divisão da E. F. D. Pedro II em 1872.

Em 1928 (e ainda hoje), havia cinco túneis entre Rocha Dias e a estação seguinte, João Ayres, numa extensão de 5 km - os túneis de número 26 a 30. O primeiro deles (26) ficava 1 km à frente da estação.

A estação já foi demolida. O pátio parece ter sido aumentado em termos de extensão do (hoje) único desvio existente. Deste sobrou a caixa d´água, hoje inútil.

"Em julho de 2017 fui em busca de vestígios da estação. Encontrei a plataforma e os vestígios das bases de construções anexas, do que parece ser uma casa de agente e pilares uma caixa d´água. O mato cobre praticamente tudo ali. A estação ficava do lado oposto ao barranco, ou seja, na beira de um abismo de um aterro alto. A casa do agente era sustentada por pilotis de tijolo maciço. Um morador antigo do local me contou que a estação era de madeira e foi demolida pouco antes da MRS assumir o trecho. O tio dele foi agente ali e em João Aires" (Pedro Rezende,
25/7/2017
).

1925
AO LADO:
Acidente próximo à estação de Rocha Dias (O Estado de S. Paulo, 22/2/1925).

1931
AO LADO:
Outro acidente próximo à estação de Rocha Dias (O Estado de S. Paulo, 30/5/1931).

1933
AO LADO:
Mais um acidente próximo à estação de Rocha Dias (O Estado de S. Paulo, 14/6/1933).

1939
AO LADO:
Acidente no túnel 25, próximo à estação de Rocha Dias causa atraso (O Estado de S. Paulo, 8/2/1938).

1939
AO LADO:
Acidente próximo à estação de Rocha Dias (que não fica em Juiz de Fora, mas em Barbacena) com feridos (O Estado de S. Paulo, 27/5/1939).


ACIMA: Foto tomada do pátio de Rochas Dias a partir do topo do túnel 26. ABAIXO: Túnel 26 e a caisa d'água do pátio, construção de pedras e ferro fundido (Fotos Diter Oliveira e Michael da Silva, em 12/2009).

(Fontes: Pedro Rezende; Diter Oliveira; Michael da Silva; O Estado de S. Paulo, 1938 e 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928)
     

Plataforma da estação de Rocha Dias. Foto Pedro Rezende em 22/7/2017
   
     
     
Atualização: 12.05.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.